30.3.09

até qu'enfim

Olha...
Parece que deixaram de falar do pénalti da final da Taça da Liga. Uma semana depois, é preciso procurar bem nos jornais, ouvir bem a rádio e ver com atenção os noticiários televisivos para encontrar alguma "nova" acusação acerca do lance.
Um senhor que apareceu na Liga dos Últimos é que tem toda a razão:

"Se fosse contra o Benfica era um equívoco, mas se é a favor do Benfica é um roubo. O pénalti no Dragão foi um equívoco, lembram-se?"

Disse tudo este grande poeta do futebol!

22.3.09

não gosto de ganhar assim

pois que não.
Mas atenção, se pensam que estou a falar única e exclusivamente do pénaltie (inexistente) assinalado por Lucílio Baptista e que resultou no golo do empate encarnado... desenganem-se!
Não gosto de ganhar assim porque tenho na "min
ha" equipa um Reyes que me mete um nojo sempre que não defende e quando se arma em vedeta e não pega no jogo quando ele precisa de génios (veja-se quem parou de fazer marcação ao homem que cruzou para o golo do Sporting) e não gosto, também, de ter um Suazo, que desde os 0-6 ao Marítimo nunca mais jogou em condições. Não sei se o homem está limitado fisicamente ou se anda com azar, o que é certo é que se o Cardozo faz um jogo mau e vai para o banco, porque é que com o Suazo não acontece o mesmo?
E depois. Tenho um treinador que, quase chegados a Abril, ainda anda a fazer experiências. Sempre jogou com dois médios defensivos; Sempre jogou com Aimar ao lado do avançado; nunca o Rúben Amorim jogou
naquela posição; Nunca o Di Maria entrou para o ataque; Nunca o Aimar descaiu para as alas, etc, etc e etc!
Porquê inventar ainda? Já não seria tempo de ter uma equipa base e sólida para atacar, em grupo, o final de temporada que se aproxima.

Vou-te dar uma pista Sr. Quique: Moreira; Maxi, Sidnei, Miguel Vitor e Jorge Ribeiro; Katsouranis e Yebda; Ruben Amorim, Urreta; Ai
mar, Reyes e Cardozo.

Mas pronto... tudo isto foi pretexto para dizer... Mais uma Taça para o Benfica!!!

21.3.09

Fantástico... o anúncio

Pena que já tenha sido retirado. Se fosse feito por outra rádio ou televisão qualquer até era giro... Lá diz umas verdades e tal. Mas é do Estado... Tá mal!
Concordo, mas que está fantástico lá isso está!
:D

não brinquem comigo por favor

Coitadinhos que estão a apanhar uma valente seca a debater acerca do futuro do país. Serem corridos ao chuto era o que lhes devia acontecer. Uma vergonha! Mas ainda se queixam! Lamentáveis...

"A partir de quarta-feira, vai ser mais difícil dormitar nas bancadas do hemiciclo da Assembleia da República. A razão não será por as cadeiras serem mais desconfortáveis ou por os temas dos debates passarem a ser mais interessantes, mas porque foi instalado um sistema de luzes anti-sonolência, que será accionado nas horas consideradas (cientificamente) mais críticas - a meio da manhã e depois do almoço.

Apesar de passarem a ser obrigados a manter-se mais despertos, os deputados não terão motivos para se queixarem de tédio. Desde computadores individuais incorporados nas bancadas (com acesso livre e sem limites à internet) a painéis, nos quais se podem projectar imagens (até em movimento), tudo foi pensado para que os eleitos ocupem bem o tempo. Além do mais, terão de estar muito atentos ao que passa em volta, ou, mais propriamente, a quem os vigia nas galerias. Repórteres de imagem (fotógrafos e operadores de câmara) e o público, que assistirá ao plenário, poderão ver com facilidade como o monitor do computador está a ser utilizado. Esta preocupação, que já levou alguns deputados socialistas a queixarem-se de "eventual violação da privacidade", não atingirá os membros dos Governo. Precavido contra olhares ou vírus informáticos indiscretos, o ministro Santos Silva dispensou a instalação na bancada do Executivo, de computadores iguais aos dos deputados."

in Jornal Notícias

lá vai ele

Antigo guarda nazi libertado na Áustria. É este o título da notícia do Público e que suscitou o meu interesse.
Será que estou senil ou este senhor deverá querer permanecer numa prisão de alta segurança a ser colocado em liberdade na Áustria. Todos sabemos que a caça aos nazis continua bem viva e este senhor, não tarda, aparecerá morto.
Mas pergunto eu... Porque é que ele não foi extraditado para a Europa e julgado a seu devido tempo? Agora na Áustria não o podem fazer não é?
Mas isto parece-me mais uma atitude do género "Vamos lançá-lo aos leões esfomeados!"
O povo fará justiça pelas suas próprias mãos.

19.3.09

Uma vez mais grandes

Mais uma grande vitória!
Parabéns a todos os que tornaram isto possível!
Cada vez mais sinto um imenso orgulho em ser do Minho, ao contrário dos pequenos que por aí tagarelam e discursam!

" A European University Sports Association (EUSA), reunida em Hamburgo, Alemanha, no passado fim-de-semana, atribuiu a organização do 1º Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo à Universidade do Minho (UM) e sua Associação Académica (AAUM), sendo Braga o local escolhido para a competição.

Após a organização no passado mês de Dezembro, da 1ª Taça Europeia Universitária de Taekwondo, que decorreu em Moscovo, onde o aluno de Engenharia Biológica, José Fernandes, obteve o primeiro título europeu universitário para Portugal, o evento passa a ter a designação oficial de Campeonato Europeu Universitário.

Em Dezembro deste ano, poderemos ver a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho, que se sagrou no passado fim-de-semana Campeã Nacional Universitária, no campeonato nacional disputado na Universidade de Aveiro. Além de José Fernandes, a equipa da nossa academia, conta ainda com nomes de destaque na modalidade como Pedro Póvoa, estudante de Psicologia e que se classificou no 7º Lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, e Eduardo Rodrigues, estudante de Engenharia e Gestão Industrial, Campeão Nacional.

Este será o quinto evento desportivo internacional universitário que se realiza na Universidade do Minho, depois do Mundial Universitário de Futsal Braga 1998, Europeu Universitário de Voleibol Braga 2004, Europeu Universitário de Basquetebol Guimarães 2006 e Mundial Universitário de Badminton 2008. Durante a última década, passaram pela Universidade do Minho, cidades de Braga e Guimarães, aproximadamente 1250 estudantes universitários e dirigentes, em representação de mais de 60 países e 250 Universidades de todo o mundo."

Mágico Braga?


Hoje é dia de futebol. Vamos todos ao estádio. O Braga merece todo o nosso apoio. Somos, sem dúvida, o quarto grande e neste momento só precisamos de uma massa associativa presente e assertiva. Eu até simpatizo com o Paris Saint Germain, mas hoje, peço desculpa, não passam na Pedreira. Todos à bola para uma grande noite europeia! Força Braga!

12.3.09

programação contínua

Foi impressão minha ou a RTP colocou ontem à noite no ar, logo a seguir ao programa da Liga dos Campeões, a Liga dos Últimos?
É que o programa da Champions acabou, como não poderia deixar de ser, com imagens da humilhante derrota leonina em Munique e, logo de seguida, quase sem intervalos, começa a dar um Chico ou um Zé qualquer, de uma terrinha qualquer, perto de uma cidade qualquer, no programa Liga dos Últimos.
Será que foi brincadeira ou mera coincidência.
O que é certo é que encontrei poucas diferenças entre o futebol dos "últimos" e aquele do Sporting praticou naqueles cinco minutos que teve a bola em sua posse.
Ok... O futebol dos últimos era bem melhor.

Podia gozar aqui com o resultado, mas também já levamos sete em Vigo.
Ainda assim ainda me posso apoiar numa equipa fraca, com um treinador fraco que por cá passou dois anos. Ah, e no acumular dos jogos não ficou 12-1.
Mas não gozo. Apenas fico com aquele sorrisinho por "baixo do bigode" quando falo com aqueles que continuam a acreditar que este Sporting é fantástico, com plantel de outro mundo cheio de super craques do futuro, com um treinador acima da média europeia e que só a arbitragem os impede do grande título.
Mas lá está... Sabe-se lá o que os outros irão sofrer quando apanharem uma boa equipa pelo caminho.

7.3.09

Magalhais

Ai Magalhães, Magalhães... de que é que estás à espera? Vai mas é aprender português paahh!
O jornal Expresso faz referência, na sua edição de hoje, aos erros encontrados nas instruções de um jogo do Magalhães.
O erro faz parte da vida de qualquer um, mas parece-me um exagero a abundância dos mesmos num objecto didáctico tão elogiado.

Ah, já agora... Sabemos bem que o Sócrates é o principal responsável pelo Plano Tecnológico. Mas agora atribuir-lhe culpas pelos erros parece-me desajustado. Ele é PM, não é corrector nem revisor da
área lúdica do Magalhães. Vamos lá ter calma senhores da oposição, em especial ao Sr. José Paulo Carvalho (deputado do CDS-PP), que vêm neste caso mais uma bandeira para as eleições. Alguém vai ter de responder por isto, pois que é claro!... Mas de certeza que o erro não foi do Sr. Sócrates.
Está bem que ele não tem curso nenhum, mas daí a não ver erros destes :P
Ora vejamos algumas pérolas do bom pruteguês:


* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo portão à direita."

* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."

* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta. (...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."

* "Dirije o guindaste e copía o modelo."

* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os elementos."

* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)

* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele. Ele vai ir para ela."

* "Enfia a bola no buraco preto á direita."

* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."

* "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado."

* "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...). Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."

* "Aceder ás actividades de descoberta."

* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."

* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia." (nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)

* "Saber contar básicamente."

* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."

* "Puxa e Larga as peças no bom sitio." (nota: "sitio" nunca é escrito com acento)

* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."

* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."

* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu, quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."

* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."

* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."

* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que alguns tenham saído."

* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."

* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."

* "Tens a certeza que queres saír?"

* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é especial em que obriga o uso de estilos (...)"

* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos pré-definidos."

* "Envia a bola nas redes"

* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."

* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos com formas básicas (...)."

* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."

* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência foi somente verificada em 1800." (nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)

* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."

* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."

* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."

* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."

* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos "Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem acento no "o")

* "Torno dos brancos" (nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)

* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."


Fonte: Expresso

5.3.09

quantos menos, melhor

Cá está a confirmação do que já se esperava. Mas os resultados eram óbvios ou ainda alguém tinha dúvidas?

A ler aqui:
5º Canal de TV "não faz sentido"

3.3.09

Bem entregues

Excepção feita à elevada abstenção que denota falta de interesse dos estudantes por este órgão máximo, dá-me um enorme prazer e gozo anunciar o seguinte:

Corpo dos estudantes
- Total de eleitores inscritos: 16.235
- Total de votantes: 767 (4,7%)
- Votos Nulos: 3 (0,4%)
- Votos em branco: 41 (5,4%)
- Votos na Lista A: 61 (7,9%)
- Votos na Lista B: 562 (73,3%)
- Votos na Lista C: 100 (13,0%)


Posto isto, eis a constituição do Conselho Geral da Universidade do Minho (excepção para os seis elementos externos a designar num futuro próximo):

Professores e Investigadores

1- António Augusto Magalhães da Cunha (Lista C)
2- Licínio Carlos Viana da Silva Lima (Lista A)
3- Rui Manuel Costa Vieira de Castro (Lista C)
4- Maria Margarida Santos Proença Almeida (Lista C)
5- Maria Eduarda Ferreira Coquet (Lista B)
6- Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira (Lista A)
7- Jorge Manuel Rolo Pedrosa (Lista C)
8- Lúcia Maria Portela de Lima Rodrigues (Lista A)
9- Graciete Tavares Dias (Lista C)
10- Ana Paula Pereira Marques (Lista C)
11- António Cândido de Oliveira (Lista B)
12- Manuel Joaquim da Silva Pinto (Lista A)

Estudantes

1- Pedro Daniel de Sousa Couto Soares (Lista B)
2- Ana Rita Bastos Ribeiro (Lista B)
3- Alexandra Maria Marques Fernandes (Lista B)
4- Luís Miguel Ferreira da Silva Rodrigues (Lista B)

Trabalhadores não docentes e não investigadores
1- Maria Fernanda Teixeira Ferreira (Lista A)

1.3.09

Europeias com rosto


E o escolhido é... Vital Moreira!
Ex-militante do Partido Comunista, o socialista em "free-lance" como se auto-denomina revelou a surpresa pelo convite endereçado por José Sócrates para assumir a cabeça de lista do PS para as eleições europeias.

(O mesmo convite foi aceite na sexta-feira. Olha se o senhor não aceita... Como é que ia ser?
)

Para as eleições a 7 de Junho o PS conta com um nome de peso no que à matéria Europa diz respeito. Pode-se conferir a sua voz activa no blogue Causa Nossa, onde é um dos co-autores e ainda nas suas crónicas no jornal O Público e Diário Económico.
Vital Moreira tem acompanhado de perto as posições nacionais neste capítulo. No seu discurso de "apresentação" elegeu o cumprimento do Tratado de Lisboa um dos objectivos do mandato.
Ainda assim o seu nome constitui uma surpresa quando surge como cabeça de lista socialista às europeias. Trata-se, contudo de uma excelente estratégia de aproximação do PS à esquerda portuguesa. Vital Moreira ainda gera algum consenso prós lados vermelhos e poderá ser um trunfo socialista nesta campanha
.
Ainda para mais Vital Moreira não estará tão activo nas habituais "críticas" referentes às campanhas para as restantes eleições a decorrer no presente ano.
Chamem-lhe "abafar" ou lá o que quiserem, mas que a manobra é estratégica, lá isso é!

Para já, o meu voto está seguro.
Vital Moreira sempre foi um dos constitucionalistas mais respeitados por mim e tem o meu apoio.