28.8.08

Fim do andebol do ISAVE... Um triste desfecho anunciado

Isave desiste do campeonato - alegando falta de condições financeiras in Record
Isave anunciou o fim do profissionalismo
in O Jogo

E agora? Que irá acontecer aos muitos jogadores, alguns com bastante qualidade que por lá andam? O pior é que muitos deles são atletas formados em Braga e com algum potencial de evolução!

Será que não era previsível esta situação após todos os "disse que disse" que pautaram as mentiras da época transacta?
Assim, o ABC começa o campeonato... sem jogar. Era já no Sábado o primeiro jogo frente ao ISAVE... Assim, uma vitória já cá canta!

Chegou a vez de Bill apoiar Obama


"Barack Obama is the man for this job"
"Obama is ready to lead and restore the power of America"
"Barack Obama is ready to be president of United States"

Clinton já parte tudo no seu discurso!!!

As balas nas "meninas"

Tinha de ser na Cairense... O Correio do Minho ainda adianta que um dos tiros foi nos testículos... Imagino... era o que estava ali mais à mostra, de certeza!
Estou mesmo a ver o filme.... Aqui vão as principais frases da noite:
"Vamos às meninas", "Vamos tentar levar as meninas sem pagar", "Oh anormal só queremos levar as meninas connosco", "Espera aí que já te digo como resolvemos as coisas lá na InBicta", "Puumm, foge, foge"!
Assim se conta uma história de criminalidade nas casas de alterne por esse Portugal que tem nos "tiros e bombas" a principal moda deste Verão!

27.8.08

Hillary em força

Meu deus! Grande discurso ontem de Hillary Clinton. Arrebatadora, a senadora de Nova Iorque e, agora aliada de Obama, "incendiou" a Convenção Democrata de Denver. Um discurso que deixa água na boca para aquilo que o seu marido, Bill Clinton poderá fazer hoje. Bill mostrou-se surpeendido com o discurso da esposa nas muitas vezes que as câmaras de televisão lhe davam o protagonismo. Categórico, irreverente, moderno e vigoroso este discurso de Hillary que pode dar a vitória a Obama nas eleições. Os apoiantes de Hillary estão mais virados para Obama depois do descrédito inicial.
Hillary roubou-me bem as horas de sono que perdi ao estar acordado para a ver em directo. O seu marido Bill fará o mesmo hoje à noite.
O que eu gostei do "Mccain, no way!!!"

"Barack Obama é o meu candidato e ele tem de ser o nosso presidente"... melhor prova de apoio do que esta não existe, digam o que disserem!!!

26.8.08

rescaldo da semana

Não... Infelizmente não estou de férias, nem vou estar, tão pouco!
Apenas ando atónito com esta onda de criminalidade, acidentes, desastres e catástrofes que assolam o mundo. Anda tudo tolo ou é impressão minha?
Pelo meio ainda tivemos uns Olímpicos em que a presença de Portugal ficou muito aquém das minhas expectativas. Duas medalhas apenas quando eu apostei em nove (uma delas por simpatia :P ).
Com tiros e bombas, socos nas trombas, aviões a partirem-se ao meio metidos ao barulho lá começou a bola. Leia-se Campeonato Nacional de Futebol, "chiquititamente" apelidado de Liga Sagres (e depois não querem que se beba). O meu Benfica perdeu dois pontos, os outros dois candidatos lá ganharam e o Braguinha venceu em Paços de Ferreira, num jogo que tive oportunidade de ir ver e aproveitar para apoiar a equipa.
De resto, sabe-se agora, "notícia de última-hora" dizem eles, a Rússia reconheceu a independência das regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abkházia.
Estamos perante uma nova Guerra Fria? Parece-me que sim, apesar do "peito" do senhor Medvedev.

21.8.08

Parabéns Nélson Évora




Arrepiado, emocionado... Foi assim que vi o nosso Nélson Évora vencer, hoje em Pequim, a medalha de ouro no triplo salto. Fantástico o salto deste atleta do Benfica! Portugal arrecada, assim, a segunda medalha nos Jogos Olímpicos.
Vanessa Fernandes e Nélson Évora... são, também, dois atletas do Benfica... Ainda fico mais satisfeito!

Parabéns Nélson... Parabéns Benfica... Parabéns Portugal!!!

18.8.08

Será Ronaldo bichona?

Mas afinal o que vem a ser isto ? Opah só me dá para rir com estas coisas!
Querem ver que este rapaz vai ser tudo menos um "jogador do caraças". Ponham-se com coisas à volta dele que depois, com aquele cérebro de galinha, arriscámo-nos a ter, em Portugal, outro "quase melhor jogador mundo". Oxalá eu me engane, mas pronto... Não gosto deste gajo! Os cérebros de galinha nunca poderão triunfar em nada... Este será um deles! Só espero é que ele me faça engolir muitas palvras quando ajudar a nossa selecção a conquistar algo... Até lá, posso criticá-lo, ou não?

p.s. A minha opinião acerca dele é anterior a esta coroação da paneleiragem!

Portugal nos Olímpicos (IV)


Como não podia deixar de frisar: Vanessa Fernandes é vice-campeã olímpica!!! A atleta do S.L. Benfica conquistou a prata em Pequim na prova de Triatlo realizada esta madrugada. Felizmente consegui acompanhar a prova do início ao fim e foi com grande prazer que a vi cortar a meta. O ouro foi entregue a Snowsill, da Austrália, que terminou a prova com um minuto de avanço em relação à triatleta lusa. Penso que o resultado podia ter sido mais favorável a Vanessa. As suas capacidades permitiam-lhe chegar ao ouro, mas ela lutou até não poder mais e conquistou, de forma heróica, uma medalha para Portugal. Apesar de não estar no seu melhor nível em pista, Vanessa foi arrasadora nas declarações após a prova. A atleta do Benfica critica a forma passiva como alguns atletas encaram a ida aos Jogos Olímpicos e coloca o dedo na ferida quando lhe pedem que comente as recentes aformações de Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Guardo para outro post esta análise...
Mas polémicas à parte, Vanessa Fernandes ganhou a prata em Pequim! Parabéns Vanessa, parabéns Benfica, parabéns Portugal!

"Magalhães on tour"

Aí está o primeiro sinal. Depois de apresentado, há cerca de um mês, o "Magalhães" já suscita interesse por parte de outros países, nomeadamente por parte da Venezuela. Vamos lá ver se eles querem levar o computadorzinho lá para a sua terra.
Mas o sucesso já começa a aparecer! Boa medida senhor ministro!

16.8.08

Obikwelu OUT (II)

Após comentar a derrota de Obikwelu mal se deu o término da sua prova, acho justo, agora que sei que o atleta colocou um ponto final na sua carreira, agradecer, como português, tudo aquilo que ele fez!
Obi elevou o nome do país por diversas vezes, intrometeu-se entre grandes nomes do atletismo e esteve presente em duas edições dos Jogos Olímpicos. Nas últimas palavras como atleta, Obikwelu pediu desculpa aos portugueses por não ter chegado ao pódio. Nobre.
Obrigado Francis!!!

Obikwelu OUT


Tal como havia referido AQUI, Francis Obikwelu nem se qualificou para a final olímpica dos 100 metros. Já era de prever que o nosso atleta, que raramente baixa dos 10 segundos, conseguisse um lugar na final...Quanto mais nas medalhas.
Só é pena que tenha iludido alguns portugueses com promessas de medalha, afirmando-se na melhor forma de sempre!


p.s. Eehh paahh... O Tyson Gay também não vai à final. Correu ao lado do Obikwelu e pensou que ia bem!

E desviar não?

Raisparta Carolina Salgado. Eu não te avisei que tens que te desviar desses aviões? Tens de parar de brincar com a Ana Malhoa senão ainda te vais aleijar!

Mas também é preciso ter azar. A Floribela tinha lá passado minutos antes... Ao menos se chocasse de frente com a menina ainda era amortecido pelos novos airbags da "coitadinha que gosta dos pobrezinhos".

Pareceu-me ouvir a chuva...

Será que me podem, então, explicar o que é que esta imagem tem a ver com Agosto?

É que hoje acho que sonhei em ouvir a chuva a cair copiosamente... Dá-me para cada uma!
Acho que em vez de falarmos de aquecimento global, devemos falar de arrefecimento, não?

15.8.08

Magnífica ilusão

Sem dúvida, uma das melhores ilusões de óptica que já vi!

Olhem fixamente para o centro da imagem e vejam os pontinhos amarelos desaparecer!


13.8.08

minúsculos desabafos

detesto a preguiça, a "ignorância"... "falta de inteligência" quiçá. só uma coisa a dizer: cultiva a mente e o cérebro!
palavras de um desabafo demasiado ausente...

12.8.08

Portugal nos Olímpicos (III)

Dois prognósticos falhados. Telma Monteiro foi ao tapete cedo demais e não passou do nono lugar. O judo português portou-se bastante mal e Ana Hornigo ainda foi a melhor portuguesa ao alcançar o sétimo lugar em Pequim.
No caso de João Costa, "apontei-lhe" o ouro, mas o tiro saiu-me ao lado. Uma prestação medíocre do atleta português, que ocupava o número 1 do ranking mundial, correspondeu, apenas, ao 34º lugar na classificação e nem às finais passou. Lamentável a falta de convicção do atleta luso.
Esperemos agora qualquer coisa dos desportos aquáticos e do atletismo e triatlo. Ainda acredito em 6 medalhitas!


p.s. Vocês já viram bem aquela selecção norte-americana de basquetebol a dar show? E o Phelps a voar dentro de água? Muito bom, muito bom!

9.8.08

Portugal nos Olímpicos (II)

Toda a gente gosta de competir, do chamado espírito olímpico, da convivências, etc. e tal. Mas que atleta foi para os Jogos sem nunca sonhar com o subir ao pódio, ouvir o hino do seu país e receber a sua medalha? Aposto que nenhum! É, precisamente, em relação às possíveis medalhas lusas que me atrevo a falar!
Começo por contextualizar. Este ano, a delegação portuguesa é a maior de sempre nos Jogos Olímpicos. Parabéns desde já aos atletas apurados. Somos 79!
Em relação às medalhas propriamente ditas. Começamos logo com uma baixa, mesmo antes dos jogos começarem. Sérgio Paulinho, ciclista, atingiu a prata em Atenas '04 e não chega a Pequim por causa de um problema de asma. O seu medicamento não é aceite pelo Comité Olímpico Internacional, apesar do parecer positivo do Comité Internacional de Ciclismo (bastante mais informado neste campo). Assim, Paulinho fica de fora, apesar de não acreditar na reedição de uma medalha nesta modalidade.
Os verdadeiros candidatos são, para mim, Naide Gomes, Nélson Évora, Vanessa Fernandes, Telma Monteiro, Pedro Póvoa, Álvaro Marinho e Miguel Nunes e Gustavo Lima.
Ora vamos por partes.
Comecemos por Naide Gomes (salto em comprimento): tem a melhor marca mundial do ano e chega a Pequim num momento de forma invejável. Estarão as adversárias escondidas ou Naide é realmente a melhor desde o último ano? Não temo as russas, mas vamos lá ver o que Naide pode fazer.
Nélson Évora (triplo salto): três saltos gigantes são necessários. Évora tem alcançado boas marcas este ano e tem motivação q.b. (foi ele que transportou a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura dos Jogos). Tem uma tarefa complicada, mas tem um país a torcer por ele.Vanessa Fernandes (triatlo): O fenómeno. A atleta do Benfica é a melhor posicionada para chegar às medalhas em Pequim. São provas e provas a ganhar para Vanessa, tanto no circuito mundial, como no europeu e o resultado tem sido sempre o mesmo... Passar a meta a passo, com as adversárias demasiado atrasadas. Esperemos que a história se repita.
Telma Monteiro (judo): Teve o pior sorteio que se podia desejar. Vai defrentar a campeã olímpica. Mas Telma está lá para as curvas e os resultados obtidos no presente ano dão-lhe alento para os combates.
Pedro Póvoa (taekwondo -58kg): Qual o teu clube? A Universidade do Minho. Ora aí está um atleta nosso que só pode triunfar. Eu aposto no Pedro. São 16 adversários, já ganhou a alguns deles ainda este ano, por isso, apesar de parecer impensada, eu tenho aquele feeling no Pedro. Sei lá... pode acontecer.
Álvaro Marinho e Miguel Nunes (vela - 470): Grande circuito mundial que fizeram. Têm, em Pequim, teste de fogo, mas os lugares cimeiros não vão escapar de certeza. O pódia está ali tão perto. Bora lá para o mar...
Gustavo Lima (vela - laser): Só lhe falta uma medalha olímpica. De resto, já ganhou quase tudo. Repetente nos jogos, Gustavo Lima também merece chegar às medalhas. Uma esperança séria.
João Rodrigues (vela - prancha à vela RS:X): Já este ano foi primeiro no Campeonato Europeu e segundo no Mundial da categoria. Chega com uma nova motivação depois de ter abandonado a carreira em 2004, após os Jogos. O pódio está ali tão perto... Basta fazer frente ao mar, esse histórico parceiro de aventuras.
João Costa (tiro a 50 metros com pistola livre): líder do ranking mundial no presente ano, João Costa apresenta-se como sério candidato à vitória final. Este sim, a não ser que o braço lhe trema demais, não vai falhar.


Ora, tudo isto espremido, pelas minhas contas, dá o seguinte:
Medalhas de ouro: 3 - Vanessa Fernandes, João Costa e Gustavo Lima.
Medalhas de prata: 3 - Naide Gomes, Nélson Évora e Telma Monteiro.
Medalhas de bronze: 3 - Pedro Póvoa, Álvaro Marinho/Miguel Nunes e João Rodrigues

É caso para respirar fundo e acreditar, não? Olha nove medalhinhas... Que rico que era. Vamos torcer por eles.

p.s. Como devem ter reparado, Francis Obikwelu não figura na lista. Parece por demais evidente que o atleta luso não acompanhou o crescimento e desenvolvimento da vertente de velocidade do atletismo. Nos 100 e 200 metros Obikwelu brilhará se chagar à final...

Portugal nos Olímpicos (I)

Assisti, com grande atenção, a toda a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2008. A poluída e sobrelotada cidade de Pequim recebe este evento mundial que junta atletas de mais de 200 países. A expectativa era grande para a cerimónia inaugural, mas depois de assistir à abertura dos Jogos, em Atenas 2004 e Sidney 2000, deparei-me com um elevar de patamar no que concerne à qualidade e racionalidade de uma cerimónia desta envergadura, vista por 4 mil milhões de pessoas, em directo.
As coreografias que, inicialmente, pareciam fruto da tecnologia chinesa não eram mais do que milhares de colaboradores que, numa coreografia bastante trabalhada, proporcionaram um efeito deslumbrante a quem estava a assistir. Fantástico momento.
Depois o desfile dos países. Ordenados por ordem alfabética... o mandarim, lá foram desfilando pelo Olímpico de Pequim, mais conhecido por "ninho". Entre 203 países, Portugal lá figurou na 173ª posição e, patriotismos à parte, fez excelente figura. Ao menos entramos com uma imagem engraçada, divertida e, ao mesmo tempo, compenetrada e consciente que a festa não é só chegar aos Jogos... É preciso lutar para estar entre os melhores. De cachecol bem levantado, orgulhosamente portugueses, os atletas que nos representam só podem, desde ontem, ter todo o nosso apoio. E olhem que me cheira a medalhas... (ver post seguinte).
Força Portugal!

6.8.08

Deixem o Sócrates pagar

"Oh xô guarda eu quero é pagar! Diga-me lá a quem é que eu até deixo de fumar" terá dito o nosso primeiro José Sócrates acerca do seu cigarrinho no avião fretado à TAP em Maio último. Pois é, o JN noticia bem. Sócrates até queria pagar, mas não sabe a quem. Os senhores da ASAE negam responsabilidades e chutam a bola para as forças policiais. As mesmas recebem de peito e dizem que no aeroporto são eles que têm de intervir, mas dentro do avião é o comandante. O comandante, por sua vez, diz que a responsabilidade da ASAE... Em que é que ficamos? O homem até deixou de fumar (pelo menos diz que sim), mas nem assim lhe deixam pagar uma multa. Quero ver se isto acontece a outra pessoa... O que será que acontece? Ficará, também, impune?

3.8.08

Um benfiquista apreensivo? Não

E lá segue sem vitórias este Benfica. Joga mal, não convence, os golos que marca são "às três pancadas" e não se sente fio de jogo. A equipa ainda nem sequer está definida, há jogadores a mais e continuam as experiências no onze. O treinador Quique Flores testa, testa e testa... Mais nada. Será que o tempo está a escassear? Eu, ao contrário dos restantes benfiquistas, não estou preocupado. Chamem-me louco ou incluam-me mesmo naquele pote dos benfiquistas fanáticos que só vêm grandeza num Benfica pobre. Não o sou. Sei admitir que estamos mal, mas sei, também, dizer que estamos na pré-época. Há algumas coisas que, de facto, me fazem deixar mais descansado. Dou-vos um exemplo. Toda a gente espera e sabe onde Aimar deve jogar, certo? Então porque é que o Quique insiste em colocá-lo ao lado do avançado, retirando-lhe protagonismo no jogo ofensivo da equipa? Experiências, digo eu. Tanto é que, no jogo de ontem, frente ao PSG, Aimar e Carlos Martins, os dois prováveis titulares no meio campo ofensivo da equipa, jogaram juntos 10 minutos no início da segunda parte e deu para ver que assim há futebol. Não valia a pena ver mais... Retirou Aimar e continuou os testes. Deixou estar o Binya até aos últimos minutos... Acho bem, o rapaz se quer ser um dos elementos do plantel tem de mostrar. Parece-me que tem guia de marcha para ser emprestado. Depois há ali tantas questões pendentes. Eu resolvia-me facilmente porque já os conheço, mas o treinador é que sabe. Dou-lhe o benefício da dúvida neste momento e espero que os três (ou quatro) reforços que faltem sejam realmente importantes para atacar as provas em que a equipa está envolvida. Posso dar uma sugestão? Um defesa-direito para ser suplente (poderá ser nacional), um bom avançado móvel (Micolli), um outro central (Ricardo Rocha) e um extremo (não me importava se viesse o Drenthe do Real). E fecha o tasco. Vamos lá arrancar!

A queda de Salazar foi há 40 anos... Portugal agradece a uma cadeira

40 anos passados e Portugal agradece a uma cadeira...
Exactamente. Faz hoje precisamente 40 anos que Salazar caiu da sua cadeira quando se preparava para ler um diário e receber os seus tratamentos de manicure. Inclinou-se demais na cadeira e caiu... Desamparado num chão de pedra. Sofreu um hematoma cerebral e, posteriormente, acidente vascular... Nunca recuperou e, em Setembro, foi substituído por Marcelo Caetano. Tudo foi mantido em segredo... Um segredo divinal!
Mas, aos poucos, Salazar estava a morrer. Como diz, e bem, a reportagem do JN, Salazar pensou que ainda governava... pura imaginação para um homem que ficou ainda mais
senil depois da queda.
A cadeira, esse monumento nacional que deveria ser recuperado, foi lançado ao mar pela governanta dois dias após se partir. Toda a história foi mantida em segredo!


Os relatos são muitos, desde médicos a jornalistas, numa lista infindável que só queria ter uma confirmação... A morte de Salazar!
Em relação à série que a RTP vai transmitir, vou aguardar para ver mais uma produção nacional que deve ser levada a sério pelos mais velhos e explicada, convenientemente, às gerações mais novas...
Portugal, esse sim, comemora, hoje, o 40º aniversário da queda de Salazar...

Zeca nasceu há 79 anos

Por falar em efemérides... José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos fazia ontem, caso estivesse vivo, 79 anos!
Para quem não conhece, convido a relembrar a voz, o nome, o génio, a saudade, a memória, o símbolo, o marco de Portugal... Zeca Afonso!
Parabéns Zeca!!!
A minha homenagem irá perpetuar-se neste espaço...



p.s. Também ontem fez anos uma pessoa importante para mim... Parabéns Pai, estaremos cá para festejar os próximos 60.

1.8.08

Phoenix descobre água e fica mais uns dias, de "férias", em Marte


Lá está... Confirmadas as expectativas dos cientistas e investigadores da NASA. O planeta Marte tem água. Grande novidade cá para o burgo... Se fossem poços de petróleo é que era! Ainda estávamos a tempo do Bush mandar para lá um batalhão de tropas para "garantir a paz" dos marcianos.
Agora mais a sério, esta descoberta é um passo importante na investigação espacial feita nos últimos anos. A sonda Phoenix conseguiu, finalmente, trazer cá para baixo a notícia que todos queriam ouvir. Talvez por isso, e devido ao sucesso de toda a missão até ao momento, a Phoenix vai ter direito a mais uns diazinhos de "férias" em Marte para proceder a novas análises do terreno. O regresso está marcado para Setembro, mas esta missão já vai, de certeza, ter um lugar de honra no top das explorações espaciais.
Parabéns!