9.8.08

Portugal nos Olímpicos (I)

Assisti, com grande atenção, a toda a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2008. A poluída e sobrelotada cidade de Pequim recebe este evento mundial que junta atletas de mais de 200 países. A expectativa era grande para a cerimónia inaugural, mas depois de assistir à abertura dos Jogos, em Atenas 2004 e Sidney 2000, deparei-me com um elevar de patamar no que concerne à qualidade e racionalidade de uma cerimónia desta envergadura, vista por 4 mil milhões de pessoas, em directo.
As coreografias que, inicialmente, pareciam fruto da tecnologia chinesa não eram mais do que milhares de colaboradores que, numa coreografia bastante trabalhada, proporcionaram um efeito deslumbrante a quem estava a assistir. Fantástico momento.
Depois o desfile dos países. Ordenados por ordem alfabética... o mandarim, lá foram desfilando pelo Olímpico de Pequim, mais conhecido por "ninho". Entre 203 países, Portugal lá figurou na 173ª posição e, patriotismos à parte, fez excelente figura. Ao menos entramos com uma imagem engraçada, divertida e, ao mesmo tempo, compenetrada e consciente que a festa não é só chegar aos Jogos... É preciso lutar para estar entre os melhores. De cachecol bem levantado, orgulhosamente portugueses, os atletas que nos representam só podem, desde ontem, ter todo o nosso apoio. E olhem que me cheira a medalhas... (ver post seguinte).
Força Portugal!

Sem comentários: