9.8.08

Portugal nos Olímpicos (II)

Toda a gente gosta de competir, do chamado espírito olímpico, da convivências, etc. e tal. Mas que atleta foi para os Jogos sem nunca sonhar com o subir ao pódio, ouvir o hino do seu país e receber a sua medalha? Aposto que nenhum! É, precisamente, em relação às possíveis medalhas lusas que me atrevo a falar!
Começo por contextualizar. Este ano, a delegação portuguesa é a maior de sempre nos Jogos Olímpicos. Parabéns desde já aos atletas apurados. Somos 79!
Em relação às medalhas propriamente ditas. Começamos logo com uma baixa, mesmo antes dos jogos começarem. Sérgio Paulinho, ciclista, atingiu a prata em Atenas '04 e não chega a Pequim por causa de um problema de asma. O seu medicamento não é aceite pelo Comité Olímpico Internacional, apesar do parecer positivo do Comité Internacional de Ciclismo (bastante mais informado neste campo). Assim, Paulinho fica de fora, apesar de não acreditar na reedição de uma medalha nesta modalidade.
Os verdadeiros candidatos são, para mim, Naide Gomes, Nélson Évora, Vanessa Fernandes, Telma Monteiro, Pedro Póvoa, Álvaro Marinho e Miguel Nunes e Gustavo Lima.
Ora vamos por partes.
Comecemos por Naide Gomes (salto em comprimento): tem a melhor marca mundial do ano e chega a Pequim num momento de forma invejável. Estarão as adversárias escondidas ou Naide é realmente a melhor desde o último ano? Não temo as russas, mas vamos lá ver o que Naide pode fazer.
Nélson Évora (triplo salto): três saltos gigantes são necessários. Évora tem alcançado boas marcas este ano e tem motivação q.b. (foi ele que transportou a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura dos Jogos). Tem uma tarefa complicada, mas tem um país a torcer por ele.Vanessa Fernandes (triatlo): O fenómeno. A atleta do Benfica é a melhor posicionada para chegar às medalhas em Pequim. São provas e provas a ganhar para Vanessa, tanto no circuito mundial, como no europeu e o resultado tem sido sempre o mesmo... Passar a meta a passo, com as adversárias demasiado atrasadas. Esperemos que a história se repita.
Telma Monteiro (judo): Teve o pior sorteio que se podia desejar. Vai defrentar a campeã olímpica. Mas Telma está lá para as curvas e os resultados obtidos no presente ano dão-lhe alento para os combates.
Pedro Póvoa (taekwondo -58kg): Qual o teu clube? A Universidade do Minho. Ora aí está um atleta nosso que só pode triunfar. Eu aposto no Pedro. São 16 adversários, já ganhou a alguns deles ainda este ano, por isso, apesar de parecer impensada, eu tenho aquele feeling no Pedro. Sei lá... pode acontecer.
Álvaro Marinho e Miguel Nunes (vela - 470): Grande circuito mundial que fizeram. Têm, em Pequim, teste de fogo, mas os lugares cimeiros não vão escapar de certeza. O pódia está ali tão perto. Bora lá para o mar...
Gustavo Lima (vela - laser): Só lhe falta uma medalha olímpica. De resto, já ganhou quase tudo. Repetente nos jogos, Gustavo Lima também merece chegar às medalhas. Uma esperança séria.
João Rodrigues (vela - prancha à vela RS:X): Já este ano foi primeiro no Campeonato Europeu e segundo no Mundial da categoria. Chega com uma nova motivação depois de ter abandonado a carreira em 2004, após os Jogos. O pódio está ali tão perto... Basta fazer frente ao mar, esse histórico parceiro de aventuras.
João Costa (tiro a 50 metros com pistola livre): líder do ranking mundial no presente ano, João Costa apresenta-se como sério candidato à vitória final. Este sim, a não ser que o braço lhe trema demais, não vai falhar.


Ora, tudo isto espremido, pelas minhas contas, dá o seguinte:
Medalhas de ouro: 3 - Vanessa Fernandes, João Costa e Gustavo Lima.
Medalhas de prata: 3 - Naide Gomes, Nélson Évora e Telma Monteiro.
Medalhas de bronze: 3 - Pedro Póvoa, Álvaro Marinho/Miguel Nunes e João Rodrigues

É caso para respirar fundo e acreditar, não? Olha nove medalhinhas... Que rico que era. Vamos torcer por eles.

p.s. Como devem ter reparado, Francis Obikwelu não figura na lista. Parece por demais evidente que o atleta luso não acompanhou o crescimento e desenvolvimento da vertente de velocidade do atletismo. Nos 100 e 200 metros Obikwelu brilhará se chagar à final...

Sem comentários: