30.7.08

E-Escolinha com "Magalhães" a 20 euros

Depois do sucesso do e-escola, José Sócrates anunciou, hoje, na apresentação do novo portátil totalmente produzido em Portugal - "Magalhães" -, o projecto e-Escolinha! É verdade... Escolinha! Agora querem meter os miúdos da antiga primária com um portátil como material escolar altamente recomendado pelo Ministério da Educação. Este é, sem dúvida, um passo em frente na cultura de modernização e informatização que avança no nosso país. Este projecto só foi possível face ao acordo estabelecido entre o governo português, a empresa norte-americana Intel e a JP Sá Couto. No acordo ficou estipulada a ampliação da fábrica da JP Sá Couto em Matosinhos, facto que irá criar mais 80 postos de trabalho na primeira fase do projecto, que visa a produção de 500.000 computadores portáteis. Segundo Sócrates, os alunos a usufruirem da Acção Social, categoria A, têm direito ao portátil de borla, os da categoria B irão ter de desembolsar 20 euros para adquirir o mesmo, ao passo que os alunos que não sejam contemplados com a Acção Social nos primeiros anos de escola pagarão 50 euros para ficar com o novo aparelho produzido exclusivamente em Portugal.

29.7.08

A terceira mão de Sócrates

Estava eu a "dissecar", de uma forma abusiva a entrevista do nosso primeiro, José Sócrates, à RTP no início do mês (na altura não a vi com atenção) e descobri, nas páginas que consultei sobre o assunto, uma fotografia no mínimo curiosa. O site de onde a tirei até nem é daqueles "engraçados" e com montagens interessantes... é uma página do site da RTP.
Na foto que vos apresento vê-se José Sócrates com uma terceira mão. É isso mesmo, o nosso primeiro tem três mãos.

Sabe-se que esta terceira mão lhe colocou um papel a meio da entrevista. Acho bem! Sócrates podia-se estar a esquecer de algo e nada melhor que uma cábula para avivar a memória e colar os portugueses ao ecran. O que é certo é que prendeu os portugueses e saiu com a sua posição mais fortalecida após a entrevista.
Provavelmente um assessor a ajudar. De qualquer das formas, uma vez mais, é revelada a forma enigmática como Sócrates é suportado. Legítimo, digo eu!
Mas digam lá se este jogo de bastidores não é engraçado?

De volta ao som dos sapatos vermelhos

Ora bem.
Estou de volta. É certo... Acabaram estes dias de descanso que, e como verdadeiro descanso, nos levam a dizer "soube a pouco". Pois bem, desta vez soube mesmo a pouco porque foi, realmente, pouco!
Não as considero férias porque nem sei se essas vão mesmo chegar este ano. O que é certo é que guardo boas recordações destes dias. Só podia não é?
Antes de ir ainda tive tempo para apreciar Rita Redshoes no Theatro Circo. Sem dúvida um grande concerto da voz feminina de 2008. Quem a viu tímida e caladíssima em concertos passados estranhou ao vê-la interagir com o público. Contou histórias (cheira-me a conselhos do David Fonseca), riu-se, fez o público rir-se, enganou-se na letra... Parou a música, pediu desculpa e voltou a começar. Também tem direito não?
Misturou as suas sonoridades com a simplicidade de seu olhar e exuberância da voz. Saiu do armário e deixou que todos espreitassem para os seus sapatos vermelhos, porque não conheço quem não o faz nos seus concertos...
Viajou quilómetros e quilómetros e aventurou-se nas músicas de Nancy Sinatra, Ricky Nelson e até confessou o sonho com Yoko Ono e o seu marido John Lennon. Cantou Lennon também... Soberbo! E imaginar ouvi-la cantar Bob Dylan? Também o podem fazer... e até imitou trompetas!!!
Fantástico!!!
Recordo "Once I found you"... Um cheirinho só!!!


26.7.08

Embalado para um mini-retiro

Antes de uns dias de descanso, com boa companhia ao pé de mim, ainda há tempo para, hoje, ver uma Rita, que tem sapatos vermelhos no Theatro Circo! Na terça voltarei... Até já!

25.7.08

Procura-se a carta de condução fugitiva

São 74 mil as cartas de condução perdidas. Impressionante. A Direcção Geral de Viação afasta-se das culpas e empurra-as para a empresa que faz a digitalização e tratamento dos dados, Microfil. A empresa nega qualquer responsabilidade neste processo. Ainda vai correr muita tinta por aí, mas é caso para se começar a espalhar slogans como estes por esse país fora... Pode ser que apareçam aí num canto!

Regressa o futebol à RTP

O inesperado aconteceu. O Governo chegou-se à frente e adquiriu, através da RTP, os direitos televisivos dos jogos do Campeonato Nacional de Futebol, agora denominada de Liga Sagres.
Ora, esta "vitória" da RTP já fez levantar ondas de protesto. Como era de esperar, SIC e TVI foram as primeiras a questionar acerca da transparência deste curso. Como se sabe, os direitos televisivos dos jogos da Liga Sagres pertencem à SportTv que vende (um jogo por jornada) a um canal com sinal aberto. As televisões vão a concurso e, como é lógico, e sabendo que o futebol gera audiências, a luta é bastante grande e o preço para a aquisição dos direitos sobe até patamares bastante altos.
Ora, como todos sabemos, são os consumidores que pagam estas "aventuras" do futebol na RTP. Já não são só os telespectadores, como até aqui. E há gente que tolera isto? Não me parece.
O que se diz é que os valores apresentados pela RTP até acabaram por não ser tão altos como os apresentados por SIC e TVI, que obteve os direitos nos últimos anos. Como é isso possível, perguntam vocês. Pelo que se sabe, a RTP ofereceu, no "pacote", para além do dinheiro, o direito de transmissão de alguns jogos do Mundial de 2010.
Se se confirmar esta troca de conteúdos e se se provar que a RTP não ultrapassou os limites orçamentais previstos, até acho bem! Assim fez-se regressar o Campeonato à televisão pública!

22.7.08

Universidades em descrédito

Ah pois claro. O Público noticia bem!
Endividam-se mas chegam ao fim e fazem balanço positivo.
Depois andamos aqui nós com cortes orçamentais e a despedir funcionários para cumprirmos com tudo e todos. Para além disso apresentamos resultados bastante positivos, os melhores do país e a recompensa qual é?
Nenhuma!
Os que melhor trabalham e apresentam maior taxa de sucesso e liquidez fina
nceira são os que obtém menos apoios por parte do Governo. Acho mal senhor ministro. Andamos a trabalhar para os outros terem subsídio à nossa custa é? Deixe-se lá disso!
Agora é o Tribunal de Contas a "cair" em cima das quatro "afogadas".
É bem. Universidade do Algarve (UA), Évora (UE), Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Beira Interior (UBI) que comecem a fazer um planeamento interno digno de registo.
Dou-vos o exemplo do Minho para se guiarem no caminho da coerência...

Que se comece a pensar de uma forma mais ciente este Ensino Superior no nosso país!

Podem fazer uma melhor apreciação aqui:

eu

É no calor da noite que me sento, sinto e adormeço sobre aquela imensidão de imagens que flutuam numa incontornável e sumptuosa realidade. Sento-me, relaxo e sinto! Ainda te sinto, sóbria e soberana ... como Sempre! Agradeço todos os dias, fazes-me tão bem! Mas ainda não solucionei tudo. Há muito mais para além de "nós". Quero descobrir tudo isso, contigo! E nestas viagens estás tu, ao meu lado, sempre com sorriso ingénuo, mas sincero... Estás tu!
Eu vou, com o corpo, porque a alma fica e o coração não cede um milímetro que seja. Ainda bem que assim é. Se não regressar, vens ao meu encontro e, então, celebraremos tudo aquilo que viajamos.
E é no calor da noite que nos sentamos e adormecemos, relaxando e sentido como se fosse a primeira vez!


DVS

O adeus do génio


Como não podia deixar de ser. Já mereceu um post ainda há pouco tempo, mas desta vez, e com o anúncio oficial do fim da carreira, não podia deixar de agradecer ao senhor futebol, aquele que me incentivou a gostar de futebol. João Vieira Pinto coloca, desta forma, um ponto final na sua carreira recheada de sucessos onde apenas lhe podemos apontar duas falhas: ter saído do Benfica (sem culpa) e ter dado um soco a um árbitro no Mundial de 2002. De resto, são tantos e tantos aqueles momentos em que a magia acontecia e o mágico era sempre o mesmo: JVP.
Aquela jogada frente à Alemanha, aquela exibição no 4-4 em Leverkusen, aquela exibição perfeita e o hat-trick nos 3-6 em Alvalade, o golo à Inglaterra no Euro 2000, entre tantos outros são daqueles momentos que não cansam de ver. Sempre foi um génio, tanto no Boavista, como no Sporting, no Braga, mas sobretudo no Benfica onde era o "menino d' oiro". Continua a sê-lo...
Na despedida agradece a todos com quem se cruzou ao longo dos anos. Penso eu que não deve incluir nessa lista o velho amigo Paulinho Santos...
Mesmo assim arrisco-me a dizer que JVP apenas deixou boas recordações nos relvados e os verdadeiros adeptos de futebol vão ter saudades do seu geniozinho...

20.7.08

Braga mais perto da UEFA

E aí está a primeira vitória oficial da época para a equipa do Braga. O jogo não contou com transmissão televisiva, facto que suscitou a criação de uma petição pelo futebol para todos na RTP, que, assim, cumpriria o serviço público a que se destina. Aproveito para vos convidar a assinar a mesma.
Em relação ao jogo propriamente dito, penso que já dá para tirar algumas ilações... Deu para perceber que o central Moisés é patrão, que Frechaut é fraco e que Linz precisa de um "apoio" com mais qualidade na frente de ataque (Paulo César ainda não chega).
Mas ainda faltam limar algumas arestas, tal como Jorge
Jesus se apercebeu, a julgar pelos "recados" que deixou para dentro de campo.
Mas para a história fica o resultado, 0-2, vitória do Braga na Turquia, frente ao
Sivasspor. Apesar do resultado, a exibição não agradou, o futebol foi superior mas o domínio foi turco. Quanto à vitória, essa, apenas sorriu por mera sorte.
De realçar ainda os dois golos do Braga foram obtidos no seguimento de dois lances estranhos que, na gíria futebolística, se costumam denominar por frangos monumentais. Desta vez foi o guarda-redes Volkan, o aviário da noite. Aconselho vivamente a verem o segundo golo do Braga. Moisés foi o autor do golo num "remate" a meio do seu meio campo. Um frango do tamanho do mundo. Ainda bem... A gente agradece!

Festival Marés Vivas com James... Memorável

Impressionante!
Confesso que quando James foram "fechados" para estar no Enterro da Gata, senti um misto de alegria e de tristeza.
Alegria imensa porque iríamos conseguir trazer ao Minho uma das melhores bandas internacionais de sempre. Tristeza porque sabia que não os iria ver! O trabalho apenas me facultou uma pequena espreitadela, no palco, a uma música... mas valeu a pena ver a satisfação de toda a malta!

Dois meses depois, a mesma produtora que os trouxe ao Enterro da Gata, a PortoEventos, organiza o Festival Marés Vivas, na praia do Cabedelo em V. N. Gaia e volta a contratá-los!
Eu, como não podia deixar passar esta oportunidade, lá fui!!!
Da noite, com excelente companhia, apenas guardo boas recordações e vou relembrá-la como sendo fantástica.
O concerto de Macy Gray e "Riders on the Storm" foram mornos, mas James arrebataram uma audiência que rondava os 20 mil espectadores e que lotava o explêndido recinto.
O resto só é perceptível para quem lá esteve... Foram os James!!!
Conseguem imaginar um encore com Tomorrow, Sometimes e Laid??? E imaginam 50 pessoas em cima do palco na última música??
Então podem imaginar!!! Numa palavra... Memorável!
Confiram neste vídeo


16.7.08

Não percebo....

Alemães estudam efeitos da cor no resultado dos jogos
Vermelho pode influenciar júris desportivos

Porque será que não se passa o mesmo aqui em Portugal? Ou será que os júris são daltónicos?
Nem pedia tanto... Só gostava que existisse isenção!


Mas aqui fica a historinha em torno de combates de taekwondo...

"Cada júri avaliou cada vídeo e deu pontos aos jogadores pelos ataques que fizeram. Depois, alteraram a ordem dos vídeos e trocaram a cor dos uniformes dos jogadores digitalmente. O jogador que vestia vermelho passou a “vestir” azul, e vice-versa.

A equipa de cientistas descobriu que os júris deram 13 por cento mais pontos aos jogadores que tinham o uniforme vermelho, mesmo quando eram as mesmas partidas. Nos jogos de equipas, este enviesamento deverá ter um impacto menor. Mas nas partidas que são decididas por júris, a cor poderá ter uma influência importante. "

Wanted - Metralhadoras em fuga

Estou mesmo a ver a situação! Chegamos ao cúmulo. Ao ver este título: "PSP anda à procura de duas metralhadoras" fico preocupado, é claro que fico preocupado! E mais... as metralhadoras levaram consigo nada mais nada menos que mulher e filhos, que é como quem diz carregadores de munições.
Pelos vistos o paradeiro das mesmas é desconhecido e foram vistas, pela última vez, numa esquadra de Polícia em Bela Vista, Setúbal.
Pelo que me parece a fuga deu-se pelas traseiras. As metralhadoras saltaram pela janela da casa de banho e puseram-se em fuga dentro de uma bazuca que estava à sua espera num beco das traseiras.
Ainda se ouviram algumas fisgas e espingardas
de pressão a tentar alertar as outras armas, mas na altura estava a dar um episódio de CSI sobre balística e elas estavam "coladas" à TV.
Ao que parece existiam ainda dois guardas prisionais na esquadra mas os disparos não foram suficientes para lhes interromper uma partida de PES...

Estou mesmo a ver o anúncio:

Procuram-se duas fugitivas da esquadra da Bela Vista:
50 cm, esguias, com mantimentos e ordem para matar
Atenção, todos os cuidados são poucos... elas estão armadas!

Assim vai o nosso Portugal!

Queiroz de volta

Num dia em que se ficou a saber que a pancadaria anda, realmente, a marcar presença de forma massiva nos concertos por esse mundo fora (veja-se o exemplo de Nelly Furtado ou Amy Whinehouse), o principal destaque vai para a apresentação do novo seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiroz.

O "regresso do filho pródigo" como sugere o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl veio trazer alguma concordância entre os portugueses. O nome de Queiroz era, há já muito tempo, apontado como o sucessor de Scolari e reúnia o consenso de uma grande parte dos amantes de futebol no nosso país. Pessoalmente, partilho a mesma opinião de muitos e acho que o ex-técnico adjunto de Alex Ferguson no Manchester United pode vir a trazer algum rendimento "extra" à equipa das quinas.

Depois de comandar a selecção portuguesa de Juniores e sub-21 ao título mundial em Lisboa e Riade (Arábia Saudita), Queiroz é o homem que devolve a esperança a Portugal num caminho que tem como meta a conquista do próximo Mundial de Futebol. Para isso, a selecção tem, ainda, que se qualificar para a prova que se realiza em 2010 na África do Sul, curiosamente um país que já orientou como seleccionador nacional. Nos próximos três meses estão já os primeiros 12 pontos em jogo. Portugal é, como não podia deixar de ser, favorito à vitória no grupo.

15.7.08

Rádio Macau "perdem a cabeça" em palco

Como pode ser isto possível num concerto de uma banda com tantos anos de experiência?
O que é certo é que os Rádio Macau fizeram o favor de brindar os espectadores com, para além da boa música, umas chapadas e rasteiras...
Enfim, costuma dizer-se que álcool e outras substâncias menos lícitas podem originar actos impensados e irracionais. Não sei se foi o caso, mas que parece, parece!
Vejam o vídeo que está a fazer "furor" no YouTube e deliciem-se com o último minuto do mesmo:
(os primeiros quatro minutos de vídeo ajudam a contextualizar o que se passa no final)



10.7.08

Oceanário à moda do Porto

Olha pelos vistos o Porto decide copiar os "morcões" de Lisboa e vai fazer um Oceanário na cidade.
Há alguns anos atrás, o mestre Herman José brindou-nos com uma pequena antevisão disto, apesar de noutros moldes, um pouco diferentes.
Nessa altura este clã do Nuorte preparava a criação do "Tripanário", com tripas de todo o mundo que estava englobado num outro grande projecto... A Expo 97 para se adiantarem À Expo 98 de Lisboa.
Deixo-vos um sketch fantástico que marca uma página de ouro do humor português...



Acção Social alargada

José Sócrates anunciou hoje um pacote de medidas que visa "aliviar" o panorama financeiro das famílias que tem filhos no sistema de ensino.
As principais medidas centram-se na redução do custo do "passe escolar", fomentando a utilização dos transportes urbanos nos grandes centros. Até agora quase ficava mais cara a viagem de autocarro para a escola do que de carro.

Outra medida, quanto a mim a mais importante, consiste no aumento dos alunos beneficiários no ensino básico e secundário. O nº de alunos triplicará, sendo que neste momento são 230 mil os alunos a beneficiar de apoio social; esse número passará para 710 mil aqueles que vão poder ter alguns gastos inerentes ao ensino (alimentação, material escolar, livros, etc) pagos pelo estado português.
Esta medida vai ao encontro da tentativa que se tem feito no que concerne ao Ensino Superior, onde se tem tentado aumentar o apoio social aos alunos.
Esta posição foi anunciada no quinzenal debate em torno do "Estado da Nação" na Assembleia da República.
As primeiras vozes de contentamento já se fizeram ouvir em algumas associações, como é o caso da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Como nem sempre estamos aqui para criticar, é caso para nos congratularmos, digo eu!

6.7.08

Nikon D40... O meu novo vício!

A minha nova menina... A partir de hoje lá vou eu embarcar à descoberta num admirável mundo novo. Vou precisar de tempo para aprender, mas a paciência está cá!



O blogue vai também "sofrer" com esta mudança. Vão começar a aparecer uns posts resultantes dos meus "disparos" por onde passe!

Totalmente absurdo e revoltante

Tenho evitado falar sobre isto, mas este assunto começa a ganhar contornos intoleráveis. Como é possível o presidente do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol abandonar a reunião quando viu que a deliberação que iria sair da mesma reunião iria punir os seus amiguinhos Pinto da Costa e Valentim Loureiro, ou pior, os seus clubes preferidos: Porto e Boavista.
Mas que raio de presid
ente é este? E que regulamentos dão azo a este tipo de iniciativas? Agora façamos um ponto de situação.
Este senhor defende-se com a acta que está assinada por si e pelo secretário como mandam os regulamentos. Agora podemos acrescentar e dizer q
ue o secretário é o senhor João Leal, lembram-se? Aquele que mentiu a favor do Porto na UEFA ainda há três semanas... Aquele que diz desconhecer este caso na justiça portuguesa. E curiosamente estava numa reunião em que um dos pontos da ordem de trabalhos era mesmo esse que ele afirma não conhecer. Lamentável. Impensável!!!
Mas voltemos à reunião de Sexta-feira. O senhor presidente do
CJ afirma, segunda a acta, que a reunião acabou às 17h55. Apenas abandonou o local às 21h00. Pensou-se que a reunião teria acabado mas os conselheiros acharam que estavam reunidas as condições para se continuar com a mesma. Queriam cumprir a ordem de trabalhos. Acrescento que a mesma só não é cumprida quando acontecimentos de real importância ocorram e coloquem algum impedimento para o bom funcionamento do resto da reunião. Os suspeitos do costume, quando repararam que os seus clubes iam ser penalizados, meteram "o rabinho entre as pernas" e fugiram "a sete pés" da sede da FPF para não atribuir legalidade às deliberações que saíssem da reunião.
Mais. O presidente ainda afirmou que a continuação da reunião apenas se tratou de uma mera "conversa informal". Opah, haja paciência, meu deus!!!
Quem é que justifica o término de uma reunião que ainda não tratou de todos os pontos da ordem de trabalhos com um simples "Não estavam criadas condições para a continuação da reunião." Tem caganeira o homem? Ou chovia na
sala, como em Gondomar, curiosamente com os suspeitos do costume? Ou será que tinha uma "frutinha" para comer ao jantar oferecida pelo Pinto da Costa?
Afinal qual o estado do futebol em Portugal? Isto é possível nos tempos que correm?
Bando de corruptos... Que nervos!!!