José Sócrates anunciou hoje um pacote de medidas que visa "aliviar" o panorama financeiro das famílias que tem filhos no sistema de ensino.
As principais medidas centram-se na redução do custo do "passe escolar", fomentando a utilização dos transportes urbanos nos grandes centros. Até agora quase ficava mais cara a viagem de autocarro para a escola do que de carro.
Outra medida, quanto a mim a mais importante, consiste no aumento dos alunos beneficiários no ensino básico e secundário. O nº de alunos triplicará, sendo que neste momento são 230 mil os alunos a beneficiar de apoio social; esse número passará para 710 mil aqueles que vão poder ter alguns gastos inerentes ao ensino (alimentação, material escolar, livros, etc) pagos pelo estado português.
Esta medida vai ao encontro da tentativa que se tem feito no que concerne ao Ensino Superior, onde se tem tentado aumentar o apoio social aos alunos.
Esta posição foi anunciada no quinzenal debate em torno do "Estado da Nação" na Assembleia da República.
As primeiras vozes de contentamento já se fizeram ouvir em algumas associações, como é o caso da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Como nem sempre estamos aqui para criticar, é caso para nos congratularmos, digo eu!
Sem comentários:
Enviar um comentário