25.7.08

Regressa o futebol à RTP

O inesperado aconteceu. O Governo chegou-se à frente e adquiriu, através da RTP, os direitos televisivos dos jogos do Campeonato Nacional de Futebol, agora denominada de Liga Sagres.
Ora, esta "vitória" da RTP já fez levantar ondas de protesto. Como era de esperar, SIC e TVI foram as primeiras a questionar acerca da transparência deste curso. Como se sabe, os direitos televisivos dos jogos da Liga Sagres pertencem à SportTv que vende (um jogo por jornada) a um canal com sinal aberto. As televisões vão a concurso e, como é lógico, e sabendo que o futebol gera audiências, a luta é bastante grande e o preço para a aquisição dos direitos sobe até patamares bastante altos.
Ora, como todos sabemos, são os consumidores que pagam estas "aventuras" do futebol na RTP. Já não são só os telespectadores, como até aqui. E há gente que tolera isto? Não me parece.
O que se diz é que os valores apresentados pela RTP até acabaram por não ser tão altos como os apresentados por SIC e TVI, que obteve os direitos nos últimos anos. Como é isso possível, perguntam vocês. Pelo que se sabe, a RTP ofereceu, no "pacote", para além do dinheiro, o direito de transmissão de alguns jogos do Mundial de 2010.
Se se confirmar esta troca de conteúdos e se se provar que a RTP não ultrapassou os limites orçamentais previstos, até acho bem! Assim fez-se regressar o Campeonato à televisão pública!

Sem comentários: