7.8.05

Volta ao Mundo...

Mais uma vez, tempo para uma rubrica que pretendo manter no blog. É uma espécie de um "apanhado" dos factos mais importantes de uma semana.
O principal destaque vai sem dúvida para a vaga de calor que tem assolado o território luso e que provoca uma onda negra de incêndios de Norte a Sul do país. 85% dos distritos estão sob alerta máximo, restando apenas 3 com alerta muito elevado. A zona menos propícia a incêndios é, claro está, a região do Alentejo. Mas o que é certo é que, todos nós, diariamente temos oportunidade de testemunhar um incêndio por onde passamos... uma situação lamentável que se torna irracional quando se pensa que muitos dos fogos tem origem criminosa. Seja feita justiça neste campo...
Continuando por Portugal, destaque para uma iniciativa da TVI (é verdade... eu vou elogiar a TVI, meu Deus). A Televisão Independente reforçou a sua aposta no teatro para o mês de Agosto. Depois de um pequeno jejum de algumas semanas, o teatro volta ao pequeno ecrã... uma forma de cativar o público a levantar-se do seu sofá e interessar-se por uma arte, que continuará a ser, de palco. Uma a duas transmissões semanais vão fazer as delícias aos apreciadores deste espectáculo. Esta iniciativa é alvo de apreciações bastante positivas de vários actores. Parabéns TVI... o serviço público finalmente a entrar na vossa grelha.
Dando um saltinho ao estrangeiro, destaque desta semana vai para o vaivém Discovery que já está a caminho de casa, 13 dias depois. A desatracação da nave espacial com o laboratório orbital deu-se após 8 dias de coabitação. O regresso à atmosfera terrestre está prevista para segunda-feira, caso as condições atmosféricas assim o permitirem. Esta etapa é a que envolve mais riscos na missão, e espera-se um desfecho diferente da que envolveu a nave Columbia em 2002. Caso esta manobra seja bem sucedida, são abertas muitas portas para o conhecimento espacial e é caso para dizer... Homenzinhos de verde preparem-se porque aqui vamos nós...
Por último quero salientar a homenagem realizada no Sábado, pelas 8h18 em Hiroshima. 60 anos volvidos após o ataque nuclear que determinou o fim da II Guerra Mundial, a cidade capital do pacifismo, parou, de negro, para homenagear as 140 mil pessoas que perderam a vida no fatídico dia 6 de Agosto de 1945. Até agora, no total, foram perto de 300 mil vítimas deste ataque... ainda no ano passado foram mais duas dezenas a falecer vítimas das radiações. Na cerimónia, o destaque vai para o discurso secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que afirmou que é necessário tomar medidas para combater a proliferação de arsenais nucleares no mundo. A espécie humana é colocada em perigo e isso tem que ser debatido e solucionado.

Já vai extenso o post, por isso fico por aqui!!! Grande abraço e espero que tenha "informado" alguns leitores.

José Daniel Silva

Sem comentários: