28.2.08

João Vieira Pinto

Para mim, e para sempre, o menino de ouro da Luz. Se tivesse de eleger uma lista reduzida com os melhores jogadores de sempre, João Pinto estava lá, com toda a certeza! A magia de um pequeno génio que abençoou os relvados que pisou. O Boavista, Atl. Madrid, Benfica, Sporting e S.C. Braga foram privilegiados por ter, no seu plantel, um atleta deste nível. Agora, decide colocar ponto final na sua carreira em Portugal. Vai para o Médio Oriente ou para as Américas à procura de um ordenado chorudo que lhe permita viver desafogado durante muitos anos. Para a memória, irão ficar jogos fabulosos com a camisola do meu Benfica. Aqueles 3-6 em Alvalade, memoráveis! O jogo em Leverkusen em que empatamos 4-4... O golo na jornada de consagração do Benfica campeão... Sei lá... Memórias de um génio. Depois, chegou ao Sporting empurrado por um tal de Vale e Azevedo (ainda hoje me apetece espancar esse senhor). Em Alvalade foi o "pai" de um Jardel goleador e carregou o piano para um Sporting que foi campeão. Depois mudou-se para o Bessa. Regresso às origens que não foi, para ele, aquilo que supunha. Decidiu partir de novo e foi em Braga que encontrou o último poiso para a sua magia. Foi nos relvados do Minho que encantou, pela última vez, o público português. O grande artista parte, agora, rumo ao estrangeiro. O futebol português fica mais pobre. Um génio não aparece do nada, e ele apareceu!!!
Apareceu e fez parte da geração de ouro do futebol português. Venceu em Riade '89 e Lisboa o título mundial de Juniores... Participou nas caminhadas da nossa selecção pelos Euros e acabou "ao soco" num Mundial de má memória para o nosso país. Ao grande João Pinto (recordo-me da nota 10 no jornal A Bola que recebeu após o jogo frente ao Sporting, 3-6. Nunca a nota foi atribuída, até hoje continua João Pinto a ser sinónimo de perfeição), o meu muito obrigado! Boa Sorte João!!!

O jornalismo tem raça?

Os meus últimos dias não têm sido passados, como de habitual, em frente ao portátil a actualizar-me e trabalhar... Talvez por isso não tenha dado o enfoque necessário a este assunto!

"Jornalistas brancos barrados em evento de negro" foi o título de um artigo no Observatório de Imprensa.

Isto parece mentira, mas a verdade dos factos existe e a história passou-se na África do Sul.
Uma vez mais, o nome de Jacob Zuma aparece ligado a este tipo de situações menos beneméritas para o país.
As justificações são escusáveis e, diria eu, lamentáveis e estúpidas!

Vamos lá ver se este senhor vai ser questionado, como deve ser, e por jornalistas de todas as cores e "feitios". Porque o jornalismo, assim como todos os sistemas cívicos e sociais, não tem cor nem raça!
Atenção ao Sr. Jacob Zuma!!! A mim preocupa-me saber que este senhor poderá ser o responsável máximo na África do Sul, um país que irá receber um Mundial de Futebol.

Sport Lisboa e Benfica


Vou tentar, aos poucos, esvaziar a "caixa dos post's prometidos". Um a um !!!
Quero começar pelo actual, o aqui, o agora... o aniversário do S.L. Benfica!!!
104 anos de história do maior clube português de sempre, aquele que consegue, inexplicavelmente e apesar dos resultados menos bons dos últimos anos, parar um país e mobilizar gente como mais ninguém o faz.
Ser do Benfica é uma forma de estar na vida, disseram. Eu concordo e digo mais, sinto-me feliz assim!!!
Por tudo o que já passei pelo clube e não sendo fanático... Obrigado e Parabéns!!!

Permitam-me:
Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho genica
Que a qualquer um engrandece
Sou de um clube lutador
Que luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva a palma à luz intensa
Do Sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

26.2.08

RTP 2 em sinal aberto?

Jorge Mourinha, blogger do Público levanta um questão pertinente:
E se a RTP 2 fosse um canal por cabo?

Pertinente esta questão quando se tem falado muito no aparecimento da TV Digital e nos custos e lógica do serviço público em Portugal.
Terá a RTP 2 condições para se manter em sinal aberto?
Deixo também à consideração!!!

Eleições E.U.A. (Parte I)

(Obama + 1)

Na democracia, uma pessoa "vale" um voto. Não há patentes nem muito menos personalidades... 1 pessoa = 1 voto!

Mas neste caso, há uma pessoa que vai valer uns milhares de votos as Sr. Obama (apesar de serem muitos no universo a considerar). Chris Dodd foi então o antigo candidato, desistiu em Janeiro, que manifestou publicamente o seu apoio ao antigo rival, Barack Obama.
"Oh que caraças" devia ter dito a Sr. Clinton que viu a sua vitória pelos democratas fugir-lhe das mãos (se é que ainda não se tinha esfumado em esperança).
Obama agradece, apesar de saber que a sua vitória apenas se poderá verificar na contagem dos votos. Todas as sondagens lhe dão vamtagem, mas... Ainda falta um precioso debate e a votação (!)

25.2.08

Rescaldo do fim-de-semana (desportivo)

Depois de quase uma semana de interrégno, eis que regresso, agora de férias e com mais tempo!
Passado um fim-de-semana que acabou de forma "triste", volto às minhas lides habituais.

Começo por relembrar aquilo que ontem se passou no Estádio da Luz. Duas equipas que vinham de jogos menos bons, com exibições descoloridas subiram ao relvado. O Braga com a ambição da luta pelos lugares da UEFA e pela honra que tem vindo a perder e o Benfica a continuar a lutar pelo título (ou será pela Champions) e acabar, de vez, com o fantasma que paira no Estádio da Luz e que o impede de jogar bem e vencer.
O Braga, apesar de ainda estar uns furos abaixo daquilo que pode mostrar, apresentou-se bem melhor do que na jornada transacta, confirmando a tendência de subida de forma que vimos na passada quinta-feira frente ao Werder Bremen.
O Benfica, bastante melhor, continuou com o "fantasma" a amaldiçoá-lo. Uma exibição positiva, mas sem sorte e com bastante ingenuidade.
Em relação ao futebol... Só mesmo uma achega... Outro frango do Patrício? Até quando vão idolaterar o rapaz?

Por agora é só...
Volto em breve...

17.2.08

Depois do Adeus

Maria Elisa sempre foi um "vulto" da televisão em Portugal. Depois do sucesso alcançado com "Os Grandes Portugueses", a apresentadora e comunicadora volta a entrar pela casa dos portugueses, agora com "Depois do Adeus". O programa irá retratar acontecimentos que marcaram a história recente do nosso país. Maria Elisa concede, na edição de Domingo do "Jornal de Notícias", uma entrevista em que relata, para além das experiências do novo programa, a sua passagem (arrependida) pela política, as pressões da comunicação social, o futuro do jornalismo e os casos de José Rodrigues dos Santos e Margarida Marante. Uma voz coerente no jornalismo português...
...Maria Elisa

Remember

Sublime o concerto de David Fonseca ontem no, esgotado, Theatro Circo.
"A sala mais bonita onde toquei" soltou-lhe as garras e o "gatinho", como se auto-intitulou, arrancou para uma noite memorável.
O concerto foi inteligente e bastante criativo. Mesmo ao jeito de David Fonseca. Surpresas, animação, assobios, "glassex" e música q.b. foram ingredientes pe
rfeitos para uma noite que foi, e não me canso de dizer, Memorável!

Night to...

Kosovo independente?

Kosovo tornou-se, nos últimos tempos, um caso sério na soberania internacional. Já vem de longe, há cerca de vinte anos mais concretamente, que o Kosovo e o seu povo, maioritariamente albanês, tem aspirações de independência.
Pelos vistos é hoje o dia!!!
O que irá mudar? Nada!!! Americanos e europeus (quase na totalidade) aprovam este desejo de independência, mas China e Rússia vetam a decisão do novo primeiro-ministro (Hashim Thaçi).
O que é que isto significa? Tudo ficará igual... A NATO e UE irão ter que continuar a tutelar este Estado.
De qualquer das formas é necessário haver uma estabilidade estatutária no país. Só assim se poderá fomentar investimento económico.
Resta perceber qual o papel da Rússia a partir deste momento e, inevitavelmente, o da sua congénere Sérvia.
A declaração de independência já tem data e hora marcada. Sessão extraordinária do parlamento para votar a declaração da independência está marcada para as 14h.
Vamos ver no que isto vai dar e vamos ver qual a reacção das forças sérvias neste acto, que pode ser final.
in [dossier do Público]

16.2.08

Dreams in Colour

Hoje é dia de Supertars...
Deixo o cheirinho, que é como quem diz o assobio:

A tua moeda de 2 euros

No âmbito das comemorações dos 10 anos da União Económica Monetária, foi criada uma votação para eleger o verso da edição limitada da moeda de 2 euros que começará a circular em 2009.
Eu já escolhi e já votei...
Uma boa iniciativa!!!
Até agora a votação vai assim:

Gang do Norte

Depois de Makukula ter afirmado que a sua vinda para o Benfica "incomodava muita gente" eis que ontem, por incrível que pareça, o seu empresário foi sequestrado e roubado. A quantia (200 mil euros) destinava-se à compra de um apartamento, em Lisboa, para o internacional português.
Parece que Costa e Teles voltam a atacar...

13.2.08

17 p'ra abrir apetite!!!

Foi a minha primeira nota de mestrado... 17 na Recensão Crítica de Jornalismo deixa-me orgulhoso... Agora, lutar para manter estas notinhas ;)

11.2.08

Eu é que não sou parvo

Afinal eles é que não são parvos. Depois de terem contestado o anúncio da Media Markt em que é visível um escuteiro a fazer figura de "parvo", o Corpo Nacional de Escutas (CNE) afirma que vai querer acompanhar o desenrolar deste processo (suspensão e alteração da publicidade). Pelos vistos alguns miúdos já foram "gozados" na escola por causa deste anúncio o que deixa o sector indignado.
É caso para poderem dizer "Nós é que não somos parvos"

Continuará a existir Timor?

E ainda deixaram esse "cowboy" por aí à solta.
Já tinha comentado que estranhava ainda não ter acontecido algo deste género em Timor. Já era de prever que o senhor Reinado andava a "reinar" com toda esta situação e ia pensar num ataque deste género.
Colocam-se agora algumas dúvidas relativas à eficácia do estado timorense. Valerá a pena?
Haverá condições de auto-governação?
Como ex-colónia, é natural que haja preocupação, ainda por cima nomes como Ramos-Horta e Xanana Gusmão merecem a minha vénia.
Agora Ramos Horta está em risco de vida e o que será de Timor se ficar sem, este, presidente da República?
Agora também, vão-me permitir estranhar este ataque. Algo de mal contado está aqui no meio... Tiroteio na casa do presidente da república às 6h15, e só às 7h as forças policiais foram avisadas?
Hum, estranho, no mínimo não?

Jornalistas devem evitar referir fontes vagas

Pois está claro que sim senhor presidente...

10.2.08

Liga Inter(calar)

Cala-te que ninguém vê!!!

"Caso insólito na Liga Intercalar, no jogo entre o Sporting de Braga e o Desportivo das Aves. Comecemos pelo resultado, vitória avense por 3-2, para falarmos de uma quebra do regulamento por parte da formação visitante, de forma dissimulada." in MaisFutebol

Que credibilidade se pode pedir para esta competição quando há clubes que fazem isto? Esperar que ninguém veja que trocamos de jogador ao intervalo, mas tivemos o cuidado de lhe vestir uma camisola com o mesmo número...

Mas afinal o que é isto? Estamos onde? Que organização é esta que permite que os clubes pensem em fazer estas "aldrabices"?
Se esta competição já pouco me interessava, agora, acabou!!!

Deixa aproveitar

Sarkozy é do caraças!!!
Não é que o presidente francês enviou, uma semana antes do seu casamento com a modelo/cantora Carla Bruni, uma mensagem via telemóvel, vulgo sms, à sua ex-mulher a dizer "Se voltares, acabo com tudo".
Espectacular... Leva-me a pensar que enquanto a outra não vem... Vai-se "divertindo" com uma bela jovem italiana...
Haja vergonha Sr. Sarkosy... e é caso para poder dizer: Eu tenho dois amores...

Por Braga...

- Finalmente chegam aos nacionais as primeiras notícias do Braga Jazz 2008!
Um cartaz com qualidade bastante aceitável e com nomes sonantes no panorama internacional. O claro destaque vai para Bassdrumbone. Fica aqui um cheirinho!!!


- Jazz já se fez sentir, ontem, em Braga, mais concretamente no Espaço Cultural Pedro Remy.

Sofia Ribeiro (en)cantou num espaço "criativo" que se encheu para receber uma grande voz do jazz português. Com reportório vasto e estimulante, o quarteto Sofia Ribeiro & Gui Duvignau convenceu-me. A acompanhar este projecto!

- No Hospital de S. Marcos em Braga, relata-se que há um bloqueio da rede do INEM. A grande afluência de doentes às urgências do S. Marcos (cerca de 500 utentes por dia) incapacita o "escoamento" de doentes e congestiona o bom funcionamento dos serviços. Terá isto a ver com a necessidade da criação de uma nova alternativa viável no que às urgências diz respeito no distrito de Braga?

Bate-me enquanto puderes

A polícia "usou meios coercivos necessários e adequados para repor a legalidade", referiu o oficial de serviço da Direcção-Nacional da PSP quando questionado acerca do acontecido na sede do Grémio Lisbonense.
Repor a legalidade??? Sim, claro. Reparem nesta amabilidade dos elementos da PSP que só querem repor a legalidade... à bastonada na cabeça de pessoas que nem ofereceram resistência. Ah, refere-se que um polícia teve de receber tratamento hospitalar. Então faço questão de vos incentivar a ver, com cuidado (podem levar uma cassetetada pelo meio) o dito polícia a levar uma bastonada de um... outro polícia.
Escapa-me qualquer coisa, penso eu!
Por outro lado... É normal estar, por mero acaso, uma televisão a filmar uma (de milhares!) ordens de despejo do tribunal?
Também me escapa qualquer coisa...

9.2.08

World Press Photo

A mim não me convenceu a lista de vencedores da World Press Photo 2008. Apesar de contar com um nome português, que ficou em terceiro lugar na categoria de Desporto, a votação deste ano foi bastante "fraquinha". Será que estamos a entrar numa era em que só o fotojornalismo de guerra é valorizado? Espero que não...
Ainda assim gostava de destacar esta fotografia... Para mim, a melhor da edição 2008!!!

7.2.08

I'll be back

Depois de me sentir envergonhado pelo futebol nacional ontem apresentado...

Só vos escrevo para dizer que amanhã volto, com a frequência dos últimos tempos...
Perdoai-lhes Sehnhor... São motivos "profissionais"!!!

3.2.08

Maratona no Ministério

Será uma mera manobra para mostrar que o Público pratica o "bom jornalismo"? Depois da recente polémica com José Sócrates, o Público faz hoje, manchete a um suposto "contra-relógio" de Telmo Correia na madrugada de tomada de posse do executivo de Sócrates.Não... O Ministro do Turismo no governo de Santana Lopes e deputado do CDS-PP não é maratonista, e também não tem hábitos de corrida nocturnos. Fez um "contra-relógio" no seu próprio ministério a assinar cerca de 300 despachos, à pressa, sem ter sequer tempo para os ler. Isto é admissível?
Mas aí está o Público a contra-atacar!!!

Sócrates vs. Público

Vocês por acaso já leram a carta aberta que o nosso Primeiro escreveu ao director do Público, na sequência de mais uma história difamatória surgida no dito jornal?
Estará José Sócrates a ficar "tolo" com a cusquice do Público?
Mas desta vez, considero que tenha o seu quê de razão. Não é que as notícias desta índole surgem sempre neste jornal ou nos "Independentes"? Estranho não?
Pode-se ver esta situação por dois prismas... Ou o Público está a ser correcto e, na verdade, o passado de Sócrates é um tanto ou quanto controverso, ou, por sua vez, os outros jornais sofrem uma certa "pressão" (que anda a dar muito que falar ultimamente) por parte do executivo e não investigam estes factos da vida profissional de Sócrates.
Cabe a cada um julgar, mas o que é certo é que os ataques começam a ser pessoais e já há jornalistas que se podem orgulhar de estarem capacitados para fazer uma biografia do nosso Primeiro.
Por outro lado vemos um jornal Público "desesperado" a atacar em todas as frentes, estando a RTP a servir como exemplo de mau jornalismo.

Na sua nota editorial, o Público defende os critérios por ele seguidos na abordagem a estes temas e renúncia qualquer ataque pessoal ou político a José Sócrates. Afirma, neste mesmo documento "O Público não está na política: está no jornalismo. E saber se o titular máximo do executivo pautou a sua carreira pessoal e profissional por critérios éticos e rigorosos faz parte dos deveres de qualquer jornal numa democracia liberal".
Então já se está a falar em critérios éticos? Na sexta-feira não era a ética que estava em jogo, eram fraudes e fugas ao fisco... Leia-se crimes!!!
Não sei de que lado está a razão, mas como português gostava de ver um investigação, neste âmbito, com carácter imparcial.
Quem não deve não teme e o nosso Primeiro também não deve ter receio de ver investigado o seu passado "puro".
Tenho dito...

É com muita pena minha que anuncio...

... O fim do D'Zrt!!!
A pseudo-banda lançada na telenovela juvenil
"Morangos com Açúcar" foi, sem sombra de dúvida, um sucesso para aquele que apostaram neles. Semanas a fio nos tops nacionais fizeram dos quatro rapazes um sucesso na miudagem... Mas agora, tudo tem o seu fim e hoje, em Lisboa, muitas lágrimas daquelas adolescentes "histéricas" vão inundar uma Pavilhão que já é Atlântico!

Nesta altura, só me apetece dizer... Vão, mas não voltem!!!

2.2.08

Acção disciplinar severa ou discurso pacifista?

Como é que se pode tolerar atitudes como a do César Peixoto no jogo de ontem que opôs o Estrela de Amadora ao Braga? [entrou a 25 minutos do fim e leva dois amarelos desnecessários, sendo que o segundo foi por chutar a bola para longe depois do árbitro ter apitado] Será que jogadores com estas atitudes não são multados e outros, só porque chegam 10 minutos atrasados a um treino são?

Quero ver a
coragem do Sr. Manuel Machado!!
Ou então vai dizer:
"O ex-internacional português, não racionalizou da melhor forma o gesto técnico executado poucos segundos antes da bola ser introduzida nas redes do nosso guarda-redes Paulo Santos, sendo advertido, justamente, pelo senhor que ministrava a partida. A atitude do elemento do nosso plantel, deve-se, sobretudo, a uma
diarreia cerebral
provocada pelo recente divórcio com a dotada e apresentável modelo Isabel Figueira". Acho que vai ser mais ou menos isto!!!

Agora é que vão ser elas...

A Microsoft lançou uma OPA sobre a Yahoo na ordem dos 30 milhões de euros e espera ver o negócio concluído no segundo semestre do ano... Haja determinação!
Mais uma jogada de génio de Bill Gates provando que, com dinheiro, se pode aniquilar adversários. A Yahoo, apesar das notícias que notificavam o despedimento de mais de mil funcionários, dando seguimento à política de reformulação dos quadros da empresa, era, ainda, um dos obstáculos com que a Microsoft se deparava no caminho para derrotarem a Google, no sentido da hegemonia total no que ao mundo da informática diz respeito. Assim, a compra da Yahoo seria uma aliança perfeita para a Microsoft.
Esta notícia abala o sector económico norte americano tendo-se verificado, ainda no dia de ontem, uma subida de cerca de 50% na bolsa nova iorquina.
O portal Yahoo estava avaliado em cerca de 25 milhões de euros... Até ontem! Vamos aguardar novos desenvolvimentos...

Estado da TV em discussão


Foi perceptível ver como dois comunicadores natos, Carlos Daniel e Felisbela Lopes se sentem incomodados com o estado da televisão em Portugal. A, cada vez mais significativa, monopolização dos recursos pela capital, deixando o resto do país num autêntico marasmo, origina situações e reacções de espanto na comunidade, tal como aconteceu na passada semana com a questão dos bombeiros de Favaios, sublinha Felisbela Lopes. "Se houvesse mais reportagens sobre o país, Lisboa ficava a conhecer o cenário terceiro mundista destas regiões do país", afirma a investigadora da Universidade do Minho, Felisbela lopes.
Esta iniciativa, organizada pelo Museu Nogueira da Silva, juntou, para as "Tertúlias no Museu", os dois comunicadores e amigos, numa conversa sobre os 50 anos da televisão e o seu futuro.
Carlos Daniel [para mim um exemplo no jornalismo] destacou, pela negativa, a programação dos dias que correm, assim como colocou o dedo na ferida daquilo que se passou na RTP nos últimos anos.
As reportagens, os talk-shows da noite, as grandes entrevistas, os debates públicos fazem falta na TV de hoje e Carlos Daniel ironiza nesse sentido, afirmando não lhe apetecer "adormecer a ver CSI todos os dias."
Sobre o futuro da TV, focou-se, como era de esperar, o importante papel a desempenhar pela televisão digital. A maior responsabilização do espectador sobre aquilo que vê foi um dos itens enunciados acerca deste tema em concreto.
Uma conclusão conjunto foi de que, ao contrário do que se diz, a televisão não está condenada.


Uma noite descontraída e animada que juntou no museu alguns estudantes, curiosos, comunicadores e profissionais da comunicação social. A repetir!!!