5.3.06

Arbitragem - Nota 0

Tenho sido tolerante, evitado falar disto neste espaço, mas o que se sucedeu ontem na Reboleira foi a gota de água. Há 5/6 jogos que o Benfica tem sido fortemente prejudicado pelas arbitragens nos seus jogos, ora devido àqueles foras-de-jogo tirados que ninguém viu, ora pénaltis por marcar verdadeiramente escandalosos, ora faltas a meio campo que empurram os benfiquistas para a sua área defensiva, ora na disciplina aplicada nos lances divididos e consequente dualidade de critérios verificada.
Ontem, no jogo E. Amadora - Benfica, onde o Benfica saiu vitorioso por duas bolas a uma (1-0, Paulo Machado aos 32 minutos; 1-1 L. Robert aos 52minutos; 1-2 F. Micolli aos 90+2 minutos), deparamo-nos com um misto de todas essas situações que se haviam verificado anteriormente. Tudo começou com a entrada "a matar" (e quando digo isto é mesmo verdade) de Paulo Machado sobre Petit, logo aos 3minutos... Passou impune! Foi o mesmo P. Machado que marcou o golo do Estrela, só por curiosidade! Após isso era visível um claro prejuízo no que respeita à forma de abordar os lances por parte de Paulo Costa, árbitro internacional português. Este senhor, que já não anda, há muito tempo, nas graças dos adeptos encarnados, voltou a manchar um jogo de futebol... E mais uma vez, pintou-a das cores da equipa adversária. Pede-se respeito, pede-se isenção e clareza na arbitragem nacional. Pede-se à Comissão de Arbitragem que não nomeie árbitros para o jogo do Benfica só para provocar os jogadores e direcção encarnadas. Temos visto isto há muito tempo e iremos continuar a ver. O Benfica não precisa das arbitragens, mas fica sem forças se tiver de lutar constantemente contra elas. O meu clube pode ganhar ou perder pontos, irei ser o 1º a admitir o insucesso do resultado, mas a arbitragem que seja, pelo menos, digna!
Um apelo... Deixem o Benfica jogar... Temos que representar o nosso país já na Quarta-feira, em Anfield Road, frente ao Campeão Europeu em título, Liverpool e não precisamos de favores de ninguém, mas também não queremos ser prejudicados como tem vindo a ser hábito até aqui.
E para fundamentar algumas das minhas palavras em relação ao árbitro de ontem, deixo-vos as notas atribuídas pelos principais jornais desportivos nacionais, assim como a sua crónica:
Jornal A Bola (0 a 10) Nota: 1 - "Provavelmente o pior jogo da longa carreira do internacional portuense. Quando vir na TV a entrada de Paulo Machado sobre Petit, que passou sem sanção disciplinar, vai ficar arrepiado. E os assistentes? Uma tragédia..."
Jornal Record (0 a 5) Nota 0 -
"Uma das piores arbitragens a que pudemos assistir nesta Liga. Os erros sucederam-se e nem os assistentes se salvaram. Um horror."
Jornal O Jogo (0 a 10) Nota 0 - "Depois, além de ter acumulado erros de avaliação em zonas menos mediáticas, teve um péssimo apoio dos seus assistentes, não chegando os dedos de uma mão para contar os foras-de-jogo indevidamente assinalados, todos a prejudicar o Benfica. Disparates a mais para um internacional..."

E assim vai o futebol português...


Daniel Vieira da Silva

Sem comentários: