23.5.09

Marinho Pinto a presidente

Momento hilariante, quiçá FANTÁSTICO.
O que eu gostei de assistir a este grande momento de televisão. Decorria 'normalmente' a parva entrevista da Moura Guedes no seu Jornal de Sexta quando o entrevistado, que não é flor que se cheire, leia-se Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, se passa da cabeça e diz umas quantas verdades à xô dona Manela.
Para além de a acusar de falta de ética jornalística, Marinho Pinto duvida que Manuela Moura Guedes conheça o código dentológico dos jornalistas, acusando-a de "violar todos os dias de forma sistematica" o mesmo. Marinho Pinto foi ainda mais longe ao afirmar veemente que Manuela Moura Guedes envergonha a classe jornalística e os 'honrados' jornalistas da TVI. A troca acessa de palavras durou uns minutos que vale a pena ver e rever aqui:



O senhor Marinho Pinto pode não "jogar com as cartas todas", mas uma coisa é certa, as suas palavras constituem nada mais nada menos que a opinião de muitos portugueses acerca do Jornal de Sexta da TVI e, sobretudo, da plasticizada Manuela Moura Guedes.

Na net, as opiniões (em blogues, twitter e comentários às notícias que vão surgindo nos outros órgãos de comunicação dando a conhecer este episódio) vão-se acumulando e parece-me que, salvo raras excepções onde a personalidade de Marinho Pinto é posta em causa, os cibernautas aplaudem, de pé, a atitude do bastonário.
Pessoalmente, não aplaudo de pé, porque já o fiz, mas louvo a atitude e coragem do senhor que enfrentou, de forma corrosiva, o playmobil da televisão portuguesa.
Finalmente tivemos, em Portugal, alguém que, publicamente, teve a ousadia de acusar esta farsa de jornalismo e jornalistas. Marinho Peres não se deixou controlar por apresentadores (sim, é o que ela é) que não honram a classe profissional e que se deixam instrumentalizar por poderes partidários.

Parabéns senhor Marinho Pinto por esta atitude. Abstenho-me, para já, de comentar a sua postura e atitude noutros casos polémicos que o têm levado, frequentemente nos últimos tempos, às televisões. Mas uma coisa tenho a certeza... Por esta valeu Marinho!!!

Sem comentários: