30.1.08

A Bola


Oito anos na net 63 nas mãos dos portugueses. D Parabéns ao melhor diário desportivo nacional. O jornal "A Bola" está, assim, duplamente de parabéns!!!

29.1.08

Ui...Sujou sujou

Substituição no Governo:
Sai Correia de Campos e entra para o seu lugar Ana Jorge, uma substituição que vem dar mais "saúde" ao governo...
Sai também Isabel Pires de Lima e entra para o seu lugar Pinto Ribeiro, numa substituição culturalmente aceitável...

O governo parece que entrou em remodelação e os constantes ataques, muitas das vezes premeditados, originaram esta situação.
A situação actual, no que à Saúde diz respeito, era crónica. Perdeu-se a confiança no Serviço Nacional de Saúde e o ministro e governo não encontraram outra saída... a demissão de Correia de Campos. Quanto a mim, escolha acertada do executivo.
Na pasta da Cultura, Isabel Pires de Lima não aqueceu nem arrefeceu o mandato. Uma posição amorfa desde o primeiro dia... De qualquer das formas, e ao jeito do futebol, só digo isto, não comprometeu, ao contrário de muitos outros que por lá andaram. Confesso que não conheço o Sr. António de Melo Pinto Ribeiro, só sei (pelo que li) que era administrador da PT-Multimédia e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea- colecção Berardo. Ora bem, o trabalho feito por estes grupos, nas áreas de intervenção a que Pinto Ribeiro se associava, é bastante positivo... Oxalá continue na boa senda!!!

AAUM / S.C. Braga


Porque para mim só faz sentido assim! A nossa equipa saiu da Sérvia com a cabeça bem levantada depois de representar o nosso país e dignificar a camisola com os símbolos das instituições que a suportam (AAUM e S.C.Braga). Da Sérvia regressa também um espírito de equipa fantástico que nos dá ainda mais motivação para enfrentar a segunda metade da temporada. Esta equipa só faz sentido desta cor... Parabéns aos nossos atletas!!!

26.1.08

Dois em um

Duas notícias que me deixam bastante contente... Um sinal dos tempos e da importância que se começa a reconhecer a alguns espaços/temas...

Na área da comunicação...

"Tertúlias no Museu" sob o tema "50 anos de televisão: e agora?", com a presença de Carlos Daniel (RTP) e Felisbela Lopes (ICS - U.M.) ::.. a não perder ..:: (31 de Janeiro)

Na área do espectáculo... Um trabalho reconhecido:
Theatro Circo recebe 922 mil euros da CMB [in Correio do Minho]
"O contrato-programa com o Theatro Circo, assumido como pólo aglutinador e despoletador de dinâmicas culturais junto do público regional e nacional, tem em conta a realização de actividades concordantes com princípios de interesse público e orientações da Câmara Municipal."

40'


Mais uma petição lançada através da internet que tem Braga como alvo rpincipal, mais concretamente a linha ferroviária que liga Braga ao Porto.
Eu, apesar de não ser utilizador assíduo desta linha (e do serviço oferecido pela CP) apoio esta "luta"
A petição já está disponível... Assinem!!! (Já sou o 298 assinante)

20.1.08

Por Portugal...

Chego triste. Desanimado. Amargurado com o que se passou no Pavilhão do Francisco de Holanda em Guimarães. Bastavam seis golos e já lá iam cinco, mas no último (!) segundo, um livre de 7 metros a nosso favor, em vez de me fazer levantar a cabeça do chão ainda a enterrou mais. Não foi ele que falhou, fomos todos! Adoro andebol, adoro o país em que vivo, mas sou daqueles que vivem muito do desporto (eu sei que ele não me dá nada, nem me dá de comer). Para além disso gosto de gostar de andebol e fico com pena de que duas dezenas de "espanhóis" apenas se lembrassem de apoiar o seu clube... Alguém lhes explica, na língua deles, que aquilo era o país onde eles estavam a viver? Em jeito de comentário pós-jogo disse, a quente, que se o jogo fosse no "velhinho" Sá Leite, a NOSSA selecção iria vencer... Eu tenho a certeza que aquela bola entrava no último segundo... Fosse do piso, fosse do calor, fosse do suspiro que vinha da bancada, sei lá... das pessoas... Entrava porra!!! Para a história apenas ficou a (insuficiente) vitória de Portugal... Faltou um bocadinho assim, mas faltou. Regresso triste. Regresso desanimado. Amargurado
Foi assim que perdemos...

Vamos ser os 7 Magníficos...

É hoje.
A selecção nacional de andebol joga hoje, frente à Macedónia, em Guimarães, a cartada final rumo ao playoff de apuramento para o Mundial '09 da modalidade.
38-32 foi o resultado verificado na primeira eliminatória, em Skopje, daí que Portugal tenha, obrigatoriamente, de anular a desvantagem de seis golos e fazer marcação cerrada ao jogador que mais se destacou no conjunto macedónio, Kiril Lazarov (apontou 14 golos!!).

Como diz o Jornal Record, Somos um por todos e todos... contra um.

Eu lá estarei a apoiar... Precisamos de apoio... Vamos encher o remodelado Pavilhão do Francisco de Holanda!!!
Vamos ser Portugal!!!

19.1.08

Música solidária


No meio de mais uma divagação pela net, eis que encontro este projecto.
Uma forma de provar, uma vez mais, que somos um país com bastante responsabilidade social e, acima de tudo, enorme solidariedade.
Vamos esperar pelo resultado final deste projecto que junta grandes vozes nacionais em torno de uma causa... Uma iniciativa de louvar desta associação...

18.1.08

S.C. Braga/AAUM representa Portugal


A equipa do S. C. Braga/AAUM será a representante nacional na RECOPA (European Futsal Championship for Cup Champions).
Daqui lanço uma palavra de apoio e de motivação a esta equipa.
Não vão ser os campeões mundiais nem os vice-campeões europeus que nos vão assustar. Força S.C. Braga/AAUM...
O nosso grito... Braga, Braga, Braga, AAUM AAUM AAUM

Mais informações aqui

Orelhas arquivado


Depois de aqui ter abordado este tema, sabe-se hoje que a RTP resolveu arquivar o processo contra o jornalista José Rodrigues dos Santos... O comunicado hoje emitido pela estação televisiva parece dar a entender que não valia a pena dar seguimento ao caso que abalou o jornalismo da RTP. Sabe-se que, na empresa, esta decisão vai de encontro às indicações dadas pelos funcionários. Só tenho mesmo uma coisa a dizer... Vá lá... Existiu "vergonha na cara"!!!

13.1.08

Sigilo "profissional"


Ver mapa maior

Dá-me vontade de falar e desvendar o porquê disto!!!
Um hotel que irá ficar bem enquadrado naquele local!!!
Mais novidades para breve...

(Foto e mapa retirados do blogue "Bracarae Avgvste")

S.C. Braga/AAUM continua forte

No Sábado, valeu-nos o futsal.
S.C.Braga/AAUM venceu o Gafanha por 8-4 (a vencer 8-1 até três minutos do final) e isola-se na terceira posição a apenas um ponto dos primeiros (com um jogo a mais).
Nos próximos três jogos iremos jogar contra os três últimos...
Salto para a liderança? Vamos lá malta!!!

Braga que não foi Braga

Ontem senti-me envergonhado!!!
Espero que tenha sido apenas um dia mau, mas a sério, não gostei da atitude (ou falta dela) de alguns dos nossos jogadores... Outras motivações? Um ou dois jogadores estarem mal no jogo percebe-se... Agora estarem oito ou nove é de estranhar!
Seja como for, para a semana lá estaremos no Estádio Axa... A apoiar o nosso Braga!!!

AlcocheteJamé

Depois disto:


Tinha de surgir de Braga a ideia...
Alcochete Jamais (jamé) :D

Derrocada em Braga...

Ao mesmo tempo da tomada de posse, eis que, em plena Rua de Souto (um das artérias principais da cidade de Braga) uma parede de um prédio desabou como se de "um baralho de cartas" se tratasse.
Curiosamente, ou talvez não, o prédio do lado está em obras... Será mera coincidência ou não?
Eu tenho a minha opinião... Basta olhar para a dita obra!!!

AAUM


Tomou posse a nova direcção da AAUM. Espera-se mais um ano de muito trabalho e dedicação de uma equipa com provas dadas!!!
No que a mim me diz respeito, apenas prometo o mesmo e ainda um pouco mais de esforço na luta pelos interesses dos estudantes.
Aqui vamos nós!

Eu já me comprometi!!!

10.1.08

Alcochete


E o aeroporto vai para... Alcochete!!! O Governo vai anunciar, dentro de momentos, a construção do novo aeroporto Internacional em Alcochete... Depois de inúmeras discussões e de se perceber que a Ota era o filho pródigo de alguns, eis que a construção será feita em Alcochete.

7.1.08

Cigarette


Aos poucos assistimos à sua morte e ao renascimento daqueles que deixaram de ser "empurrados" para a campa (nós... os não fumadores).
Apesar de mal formulada (it's true)... Viva a nova Lei do Tabaco!!!!
Finalmente consegue-se respirar melhor e saborear aquele café quente com sabor a canela...

Tecnologia ao serviço do ensino


O m-learning chegou a Portugal e uma professora bracarense fez questão de elaborar uma tese de doutoramento acerca do tema... "Se não os podes combater, junta-te a eles". É esta a forma que Adelina Moura encontrou para adornar os problemas do insucesso escolar na Escola Secundária Carlos Amarante. A professora faz dos alunos suas "cobaias", no sentido de proceder à investigação do tema que irá ser objecto de análise na sua tese de doutoramento. Adelina grava, em casa, as aulas que disponibiliza em podcast para que os alunos possam acedera aulas, explicações e exercícios em casa, na escola, no bar... Em todo o lado. Baste ter um leitor de Mp3, mp4 ou até mesmo iPod para ouvir a "stôra" a explicar a matéria. Feliz esta situação que pode marcar o arranque de uma forma de ensino inovadora no nosso país...

Fonte:
JN

6.1.08

Acima de tudo... Discussão


Como comunicador, apraz-me dizer que fico contente com esta "promoção" de Ana Drago. A deputada de esquerda torna-se, assim, líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), substituindo Luís Fazenda. Fico contente com esta situação... Ao menos o diálogo na AR pode ser um pouco mais construtivo, no que depender de Drago, apesar das limitações dos ideais do partido que representa...

Judo é quem mais ordena


Atenção. A lista apresentada por Cadilhe respeitante aos elementos para o Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português (BCP).
Estive a ler, atentamente, os curricula dos accionistas que fazem parte da proposta lista liderada por Miguel Cadilhe e não é que me deparo com uma informação importante a ter em conta na gestão do BCP. O accionista João Carlos Carvalho das Neves assinala que pratica Shiatsu, Chi-Kung e, imagine-se... Judo, este último com alguma frequência, sendo inclusivé cinto negro.(4º Dan como ele lhe chama).
Bem isto é cá de uma importância... Realmente é um facto de louvar termos uma equipa multi-facetada! Se aquilo der para o torto "nas horas de ponta" lá para o banco, já sabemos que temos quem nos defenda... O que vale é que a incompetência ainda deve ser maior do que o domínio da técnica de judo.
Ainda bem que Cadilhe e seus amigos não ficam "à frente" do BCP...

"Mosquitos por cordas". Porquê?

Ao ler alguns jornais matutinos deparei-me, em relação ao caso que envolveu os dois atletas do Benfica, com a expressão "Mosquitos por cordas". Sinceramente, esta expressão até é utilizada frequentemente, mas de onde é que isto veio? Quem se lembrou deste raio? O que significa ao certo?
Não fico totalmente esclarecido aqui...

Katso vs. Luisão


Como é que é possível esta situação? Descontrolo emocional, falta de "paciência" (aquela tão falada durante toda a semana na Luz), distância pontual para o primeiro classificado... Sei lá! A equipa até nem estava inconstante (jogou sempre a um ritmo medíocre). São coisas do futebol, mas cá para mim, amanhã são capa de jornal abraçados um ao outro. Espero que assim seja! Até lá... As imagens do desentendimento.
Só uma achega... Katsouranis parece ser fã incondicional de Joe Berardo. Porquê? Qual é a expressão mais popular do accionista? Pois, Fóóóck you (Fuck you). Agora reparem no dedo do jogador grego!!! Lamentável...

5.1.08

Debaixo da Película Mostra-me o Teu Píxel

Um título sui generis desperta-nos o interesse avisitar a exposição que inaugura hoje, no Museu da Imagem.
Os trabalhos patentes na mesma pretendem mostrar o estado actual da fotografia no nosso país. Comecem bem o ano e "abram-se" à cultura em Braga.
A entrada é gratuita...

P.S. Por falar em cultura, o Cabeleireiro e Espaço Cultural Pedro Remy vai ser o palco de mais um concerto de jazz, hoje à noite, com a presença de Jorge Reis Trio - "Sonic Motion. A não perder!!!

O adeus de Penim

Francisco Penim, ex-director de programas da Sic, abandonou o grupo Impresa. Penim coloca assim um ponto final na sua relação com a estação televisiva SIC ao fim de 10 anos de casa.
Pelo caminho deixa a sua marca na televisão portuguesa e o seu cunho pessoal na SIC. Penim foi o responsável pela criação de canais temáticos e pelo sucesso da plataforma multimédia da estação. O regresso de Nuno Santos ao canal onde se iniciou no jornalismo foi o sinal que deixava antever o abandono de Penim.
Para muitos, tal como aconteceu comigo, existiu a Sic pré e pós-Penim. A diferença foi visível!!!

O acordo foi mútuo na rescisão do contrato, resta saber para onde ruma agora Francisco Penim.

30 mil euros para comunicar

25 a 30 mil euros mensais é o que o PSD vai pagar à empresa CunhaVaz & Associados para assegurar a assessoria de comunicação do partido.
Claro está que o partido começou a dar importância a esta vertente, até aqui pouco cuidada pelo mesmo. Vamos lá as diferenças?

Três, Dois, Um... Paaaarrooouuu


3.1.08

A11

Duas notícias surpreendentes que marcam o dia de hoje nos maiores clubes da região minhota.
No V. Guimarães soube-se que o presidente, Emílio Macedo, em entrevista à Rádio Fundação, declarou ponderar a não renovação do contrato televisivo com a SportTv. O presidente vimaranense confessa que tem saudades do estádio cheio aos Domingos à tarde e que o actual contrato com a estação de televisão "não se ajusta à grandiosidade do clube".
Será que quer ser maior do que os verdadeiros grandes e que este terceiro lugar não lhe está a subir demasiado à cabeça? E olhem que eu até admiro o Sr. Emílio.

Por outro lado, o grande Braga :P alcançou a primeira vitória naquele prestigiado troféu que é a Liga Intercalar (venceu
o Boavista, no Bessa, por 2-0), um dia depois de ter apresentado o primeiro reforço da época. Miguelito, ex- Benfica, chega a Braga com a esperança de voltar à regularidade exibicional que alcançou ao serviço da Nacional da Madeira quando o treinador era... Manuel Machado, a actual treinador do braguinha.
Para além disso, e do "triste" anúncio do abandono de João Pinto, ao qual mais tarde dedico um post, fiquei surpreendido com o quinto lugar dos adeptos bracarenses no top 50 a nível mundial.
Que grande maluco aquele que ficou a votar tantas vezes seguidas hehe, mas isto aqui vai ser giro... Será que vão perguntar ao Sr. António Salvador algo respeitante a este assunto? Gostava de saber a sua resposta... Provavelmente... Se são os melhores, vou colocar os preços mais altos... Era desta que era chacinado!!!

25.000

Obrigado a todos por fazerem este blogue atingir as 25 mil visitas. No seu início (Novembro de 2004) nada fazia prever isto. Espero continuar e não desaparecer como a maior parte dos blogues que vão aparecendo por aí, apenas movidos por uma moda cibernética. Orgulho-me de ter sido um dos primeiros a criar um blogue no nosso país e orgulho-me, ainda mais, de o manter activo, apesar de algumas paragens, momentâneas, nas "postagens".
Uma vez mais, OBRIGADO a todos... VOLTEM SEMPRE!!!


O autor:
Daniel Vieira da Silva

And the winner is...

Depois de um ano de interregno volto com os grammy's 2007 do blog! Relembro que esta é uma análise pessoal, subjectiva e superficial do ano e que gostaria de compartilhar convosco. Este ano, para além dos "prémios" acrescento uma pequena justificação para a atribuição do mesmo.
Vamos lá começar então...

Categoria Música
Melhor banda: Mika (coragem)
Melhor intérprete: Michael Buble (charme)
Melhor álbum: Dreams in colour - David Fonseca (criatividade)
Melhor música: Supafacial - Coldfinger ("looking good")

Categoria desportos
Equipa internacional: Ferrari (dobradinha)
Equipa nacional: ABC (campeão séniores, juniores e juvenis)
Atleta: Vanessa Fernandes (ganha tudo e é do Benfica)
Momento: Mundial de râguebi (aquele hino faz tremer)

Categoria Futebol
Equipa internacional: Milan (simply the best)
Equipa nacional: Guimarães de Cajuda (sobe e dá-se bem com os ares da 1ª)
Jogador internacional: Kaká (o melhor do mundo)
Jogador nacional: Cristiano Ronaldo (não aprecio mas dá nome a Portugal)
Treinador: Manuel Cajuda (lição de humildade)
Momento: Soco do Scolari (direita enferrujada)

Categoria Televisão
Programa: Diz que é uma espécie de Magazine (superou-se)
Apresentador (a): Conceição Lino (uma "Hora Extra" de reportagem)
Bloco noticiário: Jornal da Noite - Sic (informativo)

Categoria Política
Figura do ano: Cavaco Silva (regresso do monstro)
Acontecimento do ano: Cimeira da UE (estamos vivos)
Momento do ano: Assinatura do tratado de Lisboa (para a história)


Prémio mérito:
Herman José. Todos o querem ver morto, ou julgam-no como tal para o humor. Mas cada vez que consigo ver o seu programa de horas tardias verifico que o génio ainda existe. Só Rueff ficou com ele, um sinal de reconhecimento, mas todos abandonaram o melhor humorista de SEMPRE em Portugal.
Acredito que Herman vai voltar, como nos habituou, e vai surpreender tudo e todos com a sua criatividade e capacidade de ser "entertainer" e humorista. Esperamos esse momento!!!