27.9.08

1º round para Obama


Antes de mais, Obrigado SIC Notícias pelo serviço público desta madrugada. Lá "perdi" eu duas horas e meia do meu escasso sono para ver o primeiro dos quatro debates presidenciais nos Estados Unidos.
Depois, dar, uma vez mais, os parabéns ao companheiro Nuno Gouveia que, através do seu reconhecido blog acompanhou, de forma brilhante e em liveblogging, o debate desta noite. Great work Gouveia!
Sem dúvida, a política no EUA é, acima de tudo, um espectáculo mediático, onde valores como a presença, imagem, retórica e capacidade de oração são factores preponderantes.
O que é verdade é que a expectativa era imensa para o que se iria passar ontem. Nenhum dos dois candidatos, McCain e Obama, queria sair demasiado "fustigado" ou penalizado do debate. Assim, apesar de algumas "flechas" lançadas contra o seu oponente, nenhum dos dois foi suficientemente astuto para destabilizar o adversário.
A opinião dos analistas, no final do debate afirma que existiu uma "vitória" mínima de Barack. Ora, se um dos temas em cima da mesa era política externa (o calcanhar de Aquiles de Obama), parece-me que a prestação do democrata tende a subir de nível nos próximos debates. Obama conseguiu segurar-se frente ao "conhecimento enciclopédico" de McCain acerca do Iraque, Irão, Afeganistão e Rússia.
Uma conclusão óbvia deste debate é que McCain irá "pagar" pela aflita situação económica dos EUA. Obama profere, para mim, a frase da noite quando, acerca da crise de Wall Street afirma: “é o veredicto final de oito anos de políticas económicas falhadas, promovidas por George Bush e apoiadas pelo senador McCain”. Esta deixou McCain em baixo e vai ser, com toda a certeza, uma das principais bandeiras de Obama. Afinal McCain é republicano, tal como... George W. Bush.

Dia 2 de Outubro é o próximo debate... desta vez de vices. Sarah Palin vs. Joe Biden... Vamos lá ver como se saem!
Pessoalmente, tenho as minhas apostas!

Sem comentários: