1.4.08

10

Aí está o porquê do meu 10.
Depois de, no Sábado, ter feito 36 anos (não parece), Rui Costa brindou-nos, uma vez mais, com todo o seu génio.
Tenho o prazer de ver o melhor jogador do Mundo no meu clube, a vestir aquela
camisola, com aquele número e a ter as mesmas alegrias que eu. Rui Costa foi, é e será, sempre, um caso ímpar de amor a uma camisola. Só teve três clubes na sua carreira a nível profissional. Benfica (começa e acaba a carreira), Fiorentina e Milan. Sempre esteve em clubes grandes, que eu gostava também. Fez o percurso que eu faria!
Quem não se lembra do "miúdo" que marca o último penalty de Portugal, frente ao Brasil no Estádio da Luz em 1991 e que deu o título mundial de Júniores ao nosso país? Aquela camisola 5 e os caracóis não enganam! Quem não se lembra do Rui Costa a andar, ao lado de João Pinto e Toni a carregar a Taça de Campeão em 1994?
E quando sai do Benfica. Regressa à Luz passados meses e marca frente ao seu clube. Que jogador
choraria num momento desses? Só Rui Costa! E depois na Fiorentina, ao vencer a Taça de Itália ao lado de Batistuta e Crespo? Não? No Milão, anos mais tarde, ao levantar um título de campeão e "carregar o piano" para o título de Campeão Europeu? Os adeptos milaneses certamente lhe ficarão eternamente gratos. Na selecção... Deu apuramento a Portugal frente a Inglaterra e espalhou magia pelos relvados de todo o mundo. Ajudou a elevar Portugal ao lugar que hoje ocupa. Despediu-se, sem vencer o Euro 2004. Ele merecia! Agora no Benfica, de novo, provavelmente não vence nada, mas foi um grande ano do maestro!
Nunca se apegou ao dinheiro (são poucos que se podem gabar disso), deu mostras de um profissionalismo ímpar e sublime durante toda a sua carreira e conquistou títulos por onde passou. Está agora no Benfica, a acabar a carreira. Para mim, na qualidade de benfiquista e Rui Costista, será o pior dia do futebol! O fim de um ciclo que, infelizmente já teve o seu primeiro capítulo aquando da despedida da selecção. Se Rui jogava a final de início vencíamos o Euro 2004 contínuo a dizer!
Só prometo uma coisa. No teu jogo de despedida eu vou lá estar. O grande maestro, um ídolo, uma referência... Rui Costa!!!
Obrigado!!!







Sem comentários: