5.3.08

Eleições E.U.A. (Parte II)

Novamente numa terça-feira...
Desta vez com menos estados a votos (quatro)...
Desta vez um novo alento às eleições democratas...
Desta vez com Hillary a sair vitoriosa!!!
A senadora Hillary Clinton venceu três dos quatro estados norte-americanos (Ohio, Rhoad Island e o importante Texas), ao passo que o seu adversário Obama apenas venceu um (Vermont).
Quando todos pensavam que Clinton tinha perdido o apoio popular e que tinha as eleições perdidas, eis que as populações do Texas e Ohio (principalmente) lhe dão um novo alento.

Numa análise dos resultados totais, vejo Obama a "ir buscar" votos às classes com mais formação escolar, ao passo que Clinton vence na população rural. Revela mais maturidade e percepção da realidade por parte do eleitorado que vota em Obama... Isto no meu ponto de vista.
A população negra voltou, como era de esperar, a ter uma clara manifestação de apoio a Obama. 86% foi a média de votos negros que tendeu para o lado de Obama.
Hillary Clinton vai buscar votos à camada feminina da população e ganha votos naqueles que preservam a experiência como factor determinante na presidência do país.
De realçar que os votos das camadas mais jovens tendem, na sua maioria para Obama, ao passo que a faixa etária dos 44 anos para cima vota Clinton. Sinais dos tempos...

Fonte: CNN (isto sim é uma cobertura eficaz dos resultados)

Sem comentários: