19.6.05

No mínimo... Vergonhoso

Como português, mas sobretudo como "cidadão do mundo", sinto-me profundamente revoltado com o que ontem visualizei em Lisboa. Não é o meu espanto que, à hora do costume, o Telejornal vai para o ar, desta vez com um interesse predefinido por mim... A manifestação Nacionalista em Lisboa. Incrédulo fiquei e permaneci ao ver aquela (e desculpem-me o termo) palhaçada.
Porquê dar o nome de manifestação a uma clara atitude racista e xenófoba? Eu sei que estamos num país de 3º mundo, mas isso não nos impede de ter uma abertura social a qualquer pessoa que não seja da nossa nacionalidade. Acredito veemente que existem pessoas de outras "cores" que não vêm para o nosso país trabalhar e viver honestamente, mas também sei que há muito boa gente que o faz e que tenta impor-se num país e numa sociedade que lhe dá melhores condições de vida para si e sua família. Todos temos o direito de ser livres, de pensar no que queremos e de viver onde desejamos... até ao momento em isso, em nada ultrapasse a barreira dos limites sociais e culturais de um povo e de uma cultura.
Agora pensem comigo... se o objectivo da manifestação da Extrema-direita Portuguesa era fazer-se ouvir em Lisboa e em Portugal que o "arrastão" em Carcavelos e em Quarteira não iam ser esquecidos e que foram actos para não serem reeditados, o que será que esta manif vai suscitar? Violência. Exactamente... com estas concentrações populares, cada vez mais, o povo português vai-se sentir encorajado a resolver os seus problemas com pessoas de "cor" à base da Violência... lá está. As pessoas já olhavam, mas será que agora não vão olhar, cada vez mais, para os indivíduos de cor de uma forma diferente? Pois que eu acho que sim...
E ao falar em indivíduos de cor estou-me também a referir a toda uma população emigrante que vive no nosso país.
Pacífica classificam-na os de Extrema-direita, " isto é uma manifestação pacífica"!!! Por mim tudo bem, só há uma coisa que não percebi então... o porquê dos comerciantes fecharem seus "tascos" pela hora de almoço e não abrirem mais, na zona próxima ao local da manif e o porquê dos "sprints" para apanhar um "negro" que se opôs às palavras de ordem dos homens de direita? Dizem eles que os comerciantes só sentiram necessidade de fecharem as portas porque tinham medo... Da polícia (vá-se lá saber o porquê) e que o cidadão de cor tinha roubado na loja do gato "preto". Era para rir não?
Mas pronto assim vai Portugal...
E ao jeito do grande jornalista Fernando Pessa me despeço com um...

E esta hein!
José Daniel Silva

Sem comentários: