5.11.08

A vitória de Obama... Uma análise

Fantástico... Obama vence, vence bem e preenche uma das mais revitalizantes páginas da história da América com o seu nome.
Depois de me dedicar, durante toda a noite, ao visionamento da cobertura eleitoral, expresso o meu contentamento e votos de sucesso a Obama.
O afro-americano deu uma lição de força, energia e vontade de mudança... Venceu quem tem mais condições para lutar pela América.

Em relação à noite eleitoral propriamente dita, o novo presidente dos EUA, Barack Obama, conquistou a maioria dos votos das mulheres, dos negros e dos hispânicos, noticia a AP. Pelo contrário, John McCain arrecadou a maioria dos votos dos brancos. Nos eleitores com menos de 30 anos, Barack Obama arrasou a concorrência, com mais 34 pontos percentuais do que os republicanos. No sentido contrário, John McCain venceu por pouco nos eleitores com 65 ou mais anos.
Quero fazer um apanhado daquilo que pode mudar na América, ideologias e pensamentos do democrata.
Assim, baseio-me na compilação do Portugal Diário (que fez uma cobertura da noite eleitoral exemplar) e selecciono algumas ideologias essenciais:
Aborto: A favor dos direitos da interrupção voluntária da gravidez.
Afeganistão: Reforço com sete mil soldados do contingente norte-americano (32 mil). As tropas seriam retiradas do Iraque. Obama ameaçou lançar um ataque unilateral a alvos terroristas no Paquistão, caso este país «não consiga ou não actue» contra os mesmos.
Aquecimento Global: Apoia a criação de um fundo, durante dez anos, de 150 mil milhões de dólares (116 mil milhões de euros) para biocombustíveis e energias renováveis (eólica, solar...). Redução em 80 por cento dos gases poluentes em 2050.
Casamento homossexual: Apoia as uniões civis, cabendo aos Estados deliberar sobre as mesmas.
Crise financeira: Propõe um plano bianual e uma taxa de crédito de três mil dólares (2.300 euros) para empresas, por cada emprego criado. Ampliação dos benefícios para os desempregados.
Iraque: Inicialmente contra a guerra, opôs-se ao envio de mais tropas para o território. Mas, depois, votou a favor, enquanto senador, de mais verbas para financiar a guerra.
Pena de morte: Defende a pena capital para crimes que justificam a expressão da «raiva» de uma comunidade.
Prisão de Guantánamo: Encerramento do centro de detenção.

Só podemos esperar mudança na América... Novos ventos e novos rumos para o país! Obama quer voar e fazer elevar, de novo, os EUA!!!

Sem comentários: