5.12.04

Semana no mundo! (28-11-2004 / 05-12-2004)

Este é um novo espaço que pretendo criar no meu blog para fazer uma análise superficial e muito leve do que se passou no mundo durante sete dias.
A primeira referência vai para o clima de guerra civil vivido na Ucrânia durante a semana. Após a derrota nas eleições de Viktor Iuschenko, a Ucrânia mergulhou num clima de guerra inpensável, onde a tensão e violência passaram a fazer-se sentir constantemente nas ruas da capital. Desta forma, Kiev viu-se invadida por apoiantes de Iuschenko que denunciam a fraude nas eleições que deram a vitória a Viktor Ianukovich. As greves foram-se acumulando, fazendo parar a Ucrânia por alguns dias e transformando as ruas em autênticos "campos de batalha". Porém, na sexta-feira o Supremo Tribunal da Ucrânia decidiu anular os resultados do escrútinio de 21 de Novembro e mandou repetir a segunda volta das eleições. Esta decisão levou ao rubro os milhares de manifestantes das ruas de Kiev. Esperemos pelo resultado e veremos se esta posição democrática que o Supremo Tribunal tomou será realmente a idela para resolver o conflito neste país...
Passemos para Portugal, onde não podemos deixar de referir a decisão do Presidente da República, em dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas. É uma decisão inédita no nosso país. Esta decisão do PR veio no seguimento da ida de Pedro Santana Lopes ao Palácio de Belém para apresentar a solução que encontrou para a demissão de Henrique Chaves da pasta do Desporto, Juventude e Reabilitação. O primeiro Ministro reagiu com "serenidade e calma" à decisão. Peca por tardia a sentença de Jorge Sampaio?.....
Outro dos casos que abalou a semana no nosso país foi a regresso do processo "Apito Dourado" às capas de jornal. Desta vez foram 4 árbitros, um empresário e Pinto da Costa os visados no processo. Augusto Duarte e Jacinto Paixão mais dois auxiliares do último foram ouvidos pela Pj do Porto, no âmbito de apurar responsabilidades num processo de corrupção desportiva. Os árbitros foram ouvidos no próprio dia, enquanto que Pinto da Costa apenas se apresentou no TIC de Gondomar no dia seguinte por se encontar no estrangeiro. O árbitro Jacinto Paixão e os auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado foram ouvidos durante o dia 3 pela juíza Ana Cláudia Nogueira e foi-lhes aplicada a medida de coacção mais ligeira, isto é Termo de Identidade e Residência, assim como ao árbitro Augusto Duarte da AF de Braga, para além de estarem impedidos de estabelecer contactos com arguidos, indiciados e pessoas do mundo desportivo e nocturno. Estes árbitros estão indiciados por crimes de corrupção passiva. O presidente do FC Porto abandonou o tribunal às 19.50 de Sexta-feira, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação o Termo de Identidade e Residência. Jorge Nuno Pinto da Costa vai regressar ao Tribunal de Gondomar na terça-feira para depor em interrogatório judicial no âmbito do processo. Será desta que se descobre a verdade..... acho que ainda não, mas vamos tentar acreditar na nossa justiça.
Até para a semana.


José Daniel Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns pelo teu blog. Acho que está muito bem conseguido. :)
Gostei especialmente desta ideia de todas as semanas falares sobre o que se passa no mundo. É bastante importante as pessoas saberem o que se passa à volta delas e no lugar onde vivemos todos em comunidade.
Quanto mais gente se preocupar com o que se passa por este mundo fora, melhor. As pessoas parece k andam cada vez mais distantes e fias em relação aos verdadeiros problemas, agora só olham para os próprios umbigos e o resto não interessa. É importante abrir os olhos a esta geração e se toda a gente ajudar um bocadinho talvez o mundo se torne um lugar mais agradável para se viver.
Gostei da ideia, espero que continues com este trabalho porque sinceramente está bastante bom.

bjx pa tu

pinky

Anónimo disse...

ya vamos la "tentar" acreditar na nossa justiça, se é que ela ainda existe... o nosso país está a entrar num estado caótico, para nao lhe chamr coisa pior..
mas é bem que tenhamos sempre alguem a conceder-nos as noticias quando nao temos tempo para nos actualizarmos.
beijinho
monique*