Drama Asiático!!!!
Esta era a notícia ideal para o Sr. Albarran apresentar ao seu jeito: "O drama, a tragédia, o horror...", visto que o que aconteceu na Ásia foi realmente chocante. Um sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter abalou o sul da Ásia, nomeadamente as Maldivas, o Sri Lanka, a Indonésia, Tailândia, Malásia e Seychelles para além das réplicas que se fizeram sentir a milhares de Km de distância, agitando inclusivé a Polónia e Marrocos (Europa e África, respectivamente). As imagens televisivas desta catástrofe são impressionantes, demasiado chocantes para alguns. A força que o mar tem limita-nos à "mera insignificância" da existência humana num mundo demasiado forte, em que as forças naturais são quem mais ordena, apesar das incalculáveis tentativas da ciência em inverter tal facto. É demasiadamente triste ver aquelas pessoas de um momento para o outro a perderem tudo, ver aqueles turistas de um momento para o outro a verem os seus bens espalhados, ver aquelas famílias a verem seus filhos serem levados pela força das águas.....
Toda uma vida dos habitantes nos países afectados foi destruída em "simples" segundos, por um "simples" abalo sísmico....
O pior disto tudo é que estas catástrofes parecem só acontecer em países sub-desenvolvidos com limitados serviços de saúde e infra-estruturas insuficientes para a prestação de tão importantes serviços de auxílio e apoio às vitimas.
O horror vitimou até este momento cerca de 24 mil pessoas..... catástrofe, sem dúvida. O país que mais foi afectado pelo sismo foi sem margem para dúvidas o Sri Lanka, onde 12 mil habitantes perderam a vida enquanto que alguns ainda permanecem desaparecidos.
A este balanço, ainda que não definitivo, juntamos ainda as 30mil pessoas que saíram com mazelas físicas desta tragédia, já para não falar nas psicológicas que jamais serão recuperadas.
Vamos prestar-nos a auxiliar estes países caso seja necessário. Façam aos outros o que gostariam que nos fizessem a nós próprios!!!
DaniGift
Sem comentários:
Enviar um comentário