18.9.05

Semana(da)

O regresso aos posts propriamente ditos dá-se agora, quase três semanas volvidas. Confesso que a saudade de escrever era imensa e apesar da pouca "criatividade" que me assola, espero a partir daqui começar a postar, pelo menos, com a mesma frequência que já vos habituei.
Domingo... dia de trabalho para mim... uma rotineira visita matinal aos jornais diários. Notícias fresquinhas e temas da semana são lidos com atenção numa tentativa de me integrar mais facilmente num mundo onde cada vez mais a falta de informação é julgada. Na geração em que vivemos, declaradamente globalizadora, o interesse por tudo o que se passa à nossa volta faz-nos sentir, cada vez mais, "Cidadãos do Mundo"...
Vésperas do início da tão aguardada campanha eleitoral... depois das faltas de educação e "ordinarices" que nos entram em casa pela caixinha mágica (vulgo televisão) proporcionadas por dois senhores de muito respeito e verticalidade (Carmona e Carrilho), José Sócrates, num acto nobre, resolveu pôr termo às acusações e proibiu os seus ministros de fazer qualquer tipo de inauguração no período de campanha. Quanto a mim esta medida inovadora vem dar azo ao voto livre sem qualquer tipo de influências de terceira ordem... assim se vê a diferença de caracteres, por isso... Correctíssimo senhor Primeiro-ministro. Parabéns pela atitude. Ao falar em eleições, não posso, como é lógico, deixar de dar um salto à Alemanha.
No comício de encerramento, como já era de esperar, os ataques aos opositores foram proferidos quase em tom de insulto. A água ferve e o caldo pode entornar-se se as ofensas se tornarem pessoais, situação que, todavia já esteve na iminência de acontecer num passado recente. Resta aguardar pelo resultado das eleições que, segundo sondagens recentes, dão escassa vitória à candidata dos democratas-cristãos (CDU/CSU), Angela Merkel. O chanceler Gerhard Schroeder surge umas décimas abaixo da sua principal opositora. Certezas, certezas só mesmo quando os resultados estiverem quase todos apurados.
Agora uma notícia que já mexe um pouco connosco... o petróleo vai continuar em alta pelo menos nos próximos 3 a 5 anos, o que se traduz num crescendo no preço dos combustíveis durante este período. Mas o pior é que nem toda a gente se lembra que não é apenas o combustível que aumenta... Tudo o que nos chega às mãos vai ser mais caro devido aos inevitáveis custos de transporte. Desde um simples pão até ao preço dos transportes públicos... A vida não está para brincadeiras e está e vai continuar a estar cada vez mais cara. Será que vai ser desta que vamos ter de tirar a "tanga"?
Agora uma informação, um tanto ou quanto caricata. Se eu lhe disser que os soldados ingleses vão ser alugados você acredita? Eu não me acreditei quando li, mas é verdade. Os combatentes britânicos podem chegar a ser alugados para uma realização cinematográfica. E mais, os terrenos de treinos, assim como as tácticas utilizadas vão ser reconstituídas, na perfeição... De forma a dar uma imagem realista do ambiente de guerra. Ainda bem que não estamos no tempo de guerras via terrestre, senão imaginem... Quem quisesse atacar ou invadir território britânico fazia-o sem qualquer tipo de problemas... bastava ver um filmezito, "refastelado" no seu sofá. Até podia atacar o batalhão mais fraco e tudo!!! Mas o Exército inglês é ainda mais generoso do que isto. Resolveu disponibilizar também uma vasta gama de equipamentos militares assim como a colaboração de especialistas militares. Estou mesmo para ver. Numa situação de alerta... o Exército Inglês é obrigado a intervir mas dá logo uma simples resposta "Não podemos, estamos a meio de uma sessão de filmagens!"

Mais um rude golpe na administração Blair e Exército Britânico que mais uma vez corre o risco de ser publicamente humilhado. Pois que é verdade... é isto o séc. XXI!!!
Com esta vos deixo, mais uma vez ao jeito do melhor jornalista português de todos os tempos (Fernado Pessa).

E esta, hein?

José Daniel Silva

Sem comentários: