31.7.05

Volta ao Mundo... com cantinho português

Muitos posts num dia só não faziam bem ao blog nem a mim, por isso decidi unir toda a informação que queria "postar", neste espaço denominado Volta ao Mundo... com cantinho português.
Assim cá vai uma sequência de notícias que me marcaram neste último Domingo de Julho.
Começo pela incontornável situação dos jornais "Comércio do Porto" e "Capital". Quem me conhece sabe que quando estes dois órgãos de comunicação foram adquiridos pela Prensa Ibérica, eu me mostrei bastante céptico... anunciando até um fim dos jornais... este que acabou por acontecer. O CP (Comércio do Porto) despede-se com um "Até à próxima" na sua última edição. Na redacção portuense os jornalistas e funcionários continuam a ter fé na ressurreição do mesmo. Uma redacção cheia de funcionários, de editores, de redactores, de jornalistas, mas sobretudo... de lágrimas, foi assim o último dia deste decano. No "A Capital" o cenário foi idêntico, apenas com uma particularidade, a aceitação do fim anunciado, como nos demonstra o título da sua última edição... "Fim".
Pergunto-me eu... Serão estes os primeiros sinais de crise neste meio? Sinceramente espero que não... mas continuemos.
Falemos agora de uma descoberta fantástica para a Humanidade... 2003-UB313 conhecem? Exactamente... é o novo planeta do Sistema Solar. Esta informação aguarda uma confirmação clara e objectiva e oficial, mas já é praticamente um dado adquirido. Depois de Plutão, 2003-UB313 (nome provisório) é o último planeta do Sistema Solar, elevando para 10 o número de "objectos que gravitam em torno do Sol". O corpo, aparentemente composto por rochas e gelo de metano (como Plutão), é maior que o seu "vizinho" "uma vez e meia" e está mais longe do Sol relativamente a este, duas a três vezes. Esta nova descoberta, foi tornada pública mais rápido do que o previsto, devido a um ataque informático nas bases de dados dos astrónomos. Estes viram-se obrigados a publicar informação... correndo o risco de, se não o fizerem, perder toda a informação digitalmente arquivada.
O astrónomo Michael Brown ironizou ontem a descoberta "Agarrem numa caneta e comecem a rescrever os manuais escolares". Engraçado que o homem estava!!! Aguardamos mais informações e confirmações acerca do "Objecto".
Pelo Iraque aconteceu uma situação no mínimo insólita... O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi atacado por um homem com o qual se envolveu numa cena de pugilato durante a sua comparência, na passada quinta-feira, no tribunal, em Bagdade, para ser interrogado numa audiência sobre a repressão da revolta xiita de 1991.
Segundo o comunicado "Saddam levantou-se para abandonar a sala e um dos presentes atacou-o, seguindo-se uma troca de golpes entre eles". Saddam para além das suas apetências para liderar, também parece que as tem para o pugilato, visto ter abandonado a sala sem um único arranhão. Este Homem cada vez surpreende mais... ou não!!!

Até à próxima!!!

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com

DaniGift

28.7.05

The return of the...

Será que ele vai voltar? O medo, o horror, o francês indecifrável, a postura, as piadas e risos maquiavélicos... Não perca "Bochechas... o Regresso Parte II"... Numas presidenciais perto de si!!!


Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com


DaniGift

Declaro aberta a audição...

Vai hoje a votos na Assembleia da República uma proposta de lei do Governo de redução das férias judiciais. Esta lei é apresentada como uma medida essencial no combate à morosidade judicial mas também à própria crise jurídica em Portugal. Num país onde os processos judiciais demoram imenso tempo a "irem para tribunal", e só de lá saem passados muitos anos, Alberto Costa idealizou e apresentou esta medida como solução, mas rapidamente foi criticado por magistrados, advogados e funcionários judicias. Segundo estes, o governo quer equipará-los a simples funcionários públicos...
Já foram idelaizadas medidas e acções de protesto, nas quais se destacam a "greve" a partir das 17h (impossiblitando milhares de deligências por todo o país).
Espera-se hoje na Assembleia um coro de vozes críticas à proposta.
Quanto a mim é uma decisão acertada e uma medida racional deste novo Governo. É certo e sabido que o nosso país é lento e retardado no que diz respeito a todas as questões jurídicas. Uma alteração precisava-se... e ela aí está.
Num plano mais concreto, esta medida visa diminuir em 30 dias o período de férias judiciais. Ora, sabendo que os funcionários jurídicos gozam, neste momento 83 dias de férias, acho completamente justa esta redução. Um mês de férias em Julho mais uma semana no Natal e Páscoa são suficientes para um país de 3º mundo nesta matéria.
Não se pode compactuar com este tipo de luxos, vaidades e "boa vida" quando todos sabemos que, por exemplo, nenhum processo pode ser interrompido durante dois meses, mesmo que só tenha de ser lida uma última sentença... Sinceramente isto só em Portugal.
Esperemos aprovação e melhores condições nos tribunais a partir de 2006.


Image hosted by Photobucket.com
José Daniel Silva

25.7.05

The Legend...

Aterrador, Empolgante e Sublime. São três adjectivos que estão guardados na minha memória para sempre e que achei justo associá-los a este grande ciclista... a este grande Homem.
Depois da luta da sua vida, em 1996, contra um cancro... Lance Armstrong deu a cara por uma causa nobre e voltou ao desporto para mostrar que contra a doença... coragem e determinação são o remédio. Três anos volvidos, corria o mês de Julho de 1999, o americano vence pela 1ª vez o Tour de France... ninguém imaginaria o que estava para se suceder. Mais 6 vezes vencedor... é verdade, Lance Armstrong venceu 7 Tour's consecutivos. Uma proeza inédita que faz dele um "Super-Homem" a toda a dimensão da expressão. Neste desporto duro, nesta que é a prova mais dura e conceituada da modalidade, Lance nunca encontrou uma oposição digna desse nome. Apenas rivais, com os quais agora confraterniza e deseja a melhor sorte do mundo... talvez a mesma que a contemplou. Ao ciclista ao Homem... à Lenda um muito Obrigado pela força, pela mensagem deixada ao Mundo e pelo legado deixado no ciclismo internacional.
Entre muitas que irão surgir, a minha homenagem fica aqui feita ao eterno Camisola Amarela do Ciclismo...
Image hosted by Photobucket.com

DaniGift

24.7.05

Dicionário

Seguindo uma ideia que considerei bastante engraçada do blog Tempos Adversos, decidi por, também eu, realizar e idealizar o meu próprio dicionário.
De A a Z, tudo o que faz sentido na minha vida, expressões, objectos, pessoas ou sentimentos, está tudo contemplado.
A ideia é brilhante... o resultado é este que se segue...

A- amor, amizade, aventura, "Are you near?"e arte
B- Benfica, Braga, beijo e beleza
C- Cristina, carinho, coração e Carlos Pedro
D- Daniel, doce e doença
E- espectáculo, extraterrestres e eternidade
F- família, futebol e fraternidade
G- Gift, gosto e "galhofeiro"
H- harmonia,"Herman Enciclopédia" e hesitação
I- ignorância, incorrecto e inteligência
J- juventude e Jorge Palma e JVP
L- Luís, liberdade, lealdade e luta
M- Mundo, Mãe, mulheres, maravilhas e morte
N- N., Nunca e nada
O- orgulho, ósculo e oportunidade
P- Portugal, Paz, protecção e pai
Q- quase e querubim
R- Rui, razão, realidade e respeito
S- solidão, sorte, sabedoria e saudade
T- tudo, transcendente e tropical
U- união, utopia e UFO
V- vermelho, verdade e vergonha
X- "X-Files", xexé e Xmas
Z- ziguezague e zero

Deve faltar aqui muita coisa que me esqueci, mas... é Domingo de manhã e a cabeça não está fresca... mas caso falte, avisem...


DaniGift

13.7.05

Vale a pena pensar nisto!!!

Sei que as imagens já levam uns aninhos de atraso, mas como o mundo voltou a viver o clima de terrorismo do 11 de Setembro (7 de Julho, Londres), achei pertinente colocar aqui esta campanha publicitária da cadeia de televisão americana MTV. É um problema real o que aqui é retratado, mas o interesse pelo poder é mais forte que qualquer um que envolva menos sofrimento, menos morte e menos injustiça num mundo capitalista em que nos inserimos como simples peças de um puzzle. É uma publicidade retirada de um blog "amigo", ao qual já pedi os devidos direitos de uso :P, e que acho que dispensa qualquer tipo de comentários.

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com
José Daniel Silva

9.7.05

London 7 / 7 / 2005

Devia estar a estudar, pois devia, mas sempre que faço a bela da pausa em frente à TV deparo-me com a atrocidade em Londres. Triste... actos irreflectidos de alguém ou de alguns grupos que devem ser capturados e severamente julgados pelo Tribunal Internacional. Isto são crimes contra a Humanidade. Agora, tudo isto deixa-me a pensar... E.U.A., Espanha, Inglaterra... quem será a próxima vítima. Vá-se lá saber o porquê mas já vi votações on-line... para apurar quem vai ser "o próxima alvo". Aí fiquei sossegado porque Portugal não estava muito bem situado, mas entristece-me países como a Itália, França e Alemanha estarem cotados como os "principais favoritos" para serem alvos de ataques futuros. Será que não é de salientar e de alertar, se é que já não estão devidamente alertadas, as autoridades alemãs para redobrarem as atenções no Mundial de futebol em 2006? Digo eu... se não será necessário criar em todos os países da Europa, e não só, um Plano Nacional de Emergência bem definido... deixando para lá as vergonhas e complexos pedindo conselhos e informações às autoridades britânicas... sim porque, caso este "atentado" tivesse como alvo a cidade de Lisboa, ou mesmo Madrid e Paris, de certeza absoluta que o número de vítimas mortais era muito superior.
Para finalizar só queria mesmo deixar uma palavra longínqua de apreço e solidariedade a todos aqueles que estão directa ou indirectamente relacionados a este "clima de terror". Londres levantar-se-á e todo o Mundo se unirá para pôr fim a estas atrocidades. Lutem pela paz, mas sobretudo zelem por ela...

Image hosted by Photobucket.comJosé Daniel Silva


2.7.05

Por favor... Compareçam!

Está a realizar-se em Braga, de 1 a 10 de Julho o Festival de Teatro de Braga, denominado "Mimarte". Com uma organização a cargo da Câmara Municipal de Braga, esta iniciativa visa levar o teatro para a rua e assim aproximá-lo mais de toda a população bracarense. Assim sendo, as ruas de Braga vão ser brindadas com espectáculos nocturnos que variam entre a Praça Principal da Cidade, o Museu D.Diogo de Sousa e o Rossio da Sé de Braga. As peças têm impreterivelmente início marcado para as 21h45.
A destacar, a peça do dia 6 (Quarta-Feira), onde o grupo PIFH de Braga, com encenação de José Miguel Braga (meu professor de Técnicas de Expressão), nos brinda com a peça "Defacto". Um espectáculo a não perder então... no Rossio da Sé.
Em jeito de programa faço aqui um breve apanhado do que se vai passar nesta semana:
Dia 1 : Avanti Display, com a peça "The Spurting man" e Joana (lisboeta) com "Meu filho Manuel";
Dia 2: Cendev de Évora apresenta "Auto da Fama" de Gil Vicente; Encenação a cargo de José Russo e M. Barradas
Dia 3: Teatro ao Largo Vila Nova de Milfontes apresenta "A vida do Grande D. Quixote Cervantes, com encenação de Steve Jonhston;
Dia 4: o grupo Sarabela proveniente da Galiza apresenta "Gato com Botas", com encenação de Anxeles Cuña Bóveda;
Dia 5: a Casa da Comédia de Lisboa apresenta o "Otáro Doing em Portugal" com encenação de Filipe Crawford;
No dia 6, a peça já referida por mim... "Defacto" às 21h45 no Rossio da Sé com encenação de José Miguel Braga, para maiores de 12 anos;
Dia 7: Filandorra de Vila Real apresenta "Contas Nordestinas" com encenação de Pires Cabral;
Dia 8: o grupo Jangada Teatro de Lousada apresenta "Zé do Telhado", com encenação e autoria de Hélder Costa;
Dia 9: Grupo Arthistrión de Madrid apresenta "Rei Édipo" com encenação de Pedro Saenz Almeida;
por fim... dia 10 o grupo Thíasos de Coimbra apresentam-nos "As Mulheres no Parlamento" que conta com José Luís Brandão como encenador.
Agora é assim... uma pausa de duas horinhas no estudo não vai fazer mal a ninguém por isso... dêem uma saltada a Braga para verem bom teatro Ibérico.


José Daniel Silva